Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sintepe exige do Governo Trabalhadores/as em Educação com prioridade para vacina

O Sintepe reivindicou ao Governo do Estado que Trabalhadores/as em Educação também estejam na primeira fase da vacinação, por serem considerados pela UNESCO como trabalhadores da “linha de frente” no período da pandemia!

O Sindicato tomou a atitude após declarações do Secretário de Saúde em entrevista coletiva colocando a categoria na Quarta Etapa da vacinação.

“Sem prejuízo para demais categorias e setores da sociedade, tenho a certeza de que professores e professoras e todos que fazem a educação devem estar na Primeira Etapa da vacinação”, explica Ivete Caetano, vice-presidente do Sintepe.

Ivete também explica que a escola é um dos espaços de risco de contaminação. “Atuamos em um segmento que corresponde a 2,4 milhões de pessoas, entre estudantes, profissionais e comunidade. Estamos em intenso contato, por longos períodos e em lugares fechados”, diz.

Confira abaixo a íntegra do Ofício do Sintepe enviado ao Governo:

Ofício nº 002/2021– SG

Ao excelentíssimo Senhor
Paulo Saraiva Câmera
Governador do Estado de Pernambuco

Senhor Governador,

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) acompanhou com preocupação os anúncios do Secretário de Saúde do Governo do Estado André Longo, ontem (7), no qual o governo afirmou já está planejando um calendário e definindo os grupos prioritários para receber a vacina para a imunização contra o novo coronavírus (SARS-COV-2).


Nosso estranhamento e o motivo deste ofício, é pelo fato do Governo anunciar que os profissionais de educação estarão situados apenas numa possível Quarta Etapa da vacinação.

Em virtude do anúncio desse “pré-cronograma”, solicitamos que todos os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação estejam dentro da primeira etapa de vacinação, obviamente, sem excluir demais categorias e grupos. Para tal solicitação, o Sintepe pede que o Governo observe as recomendações da Unesco (A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para que os governos priorizem os professores e professoras no acesso às vacinas contra a Covid-19. A Unesco considera nossa categoria trabalhadores da “linha de frente”.

Diante do fato, reafirmamos a importância também de priorizar a vacinação para todos os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco que estão tocando com força e compromisso a educação pública, arriscando suas vidas no transporte coletivo, nas atividades presenciais e empreendendo grande esforço para
oferecer educação às crianças, jovens e adultos de Pernambuco.

Sendo o que havia para o momento despedimo-nos com Saudações Sindicais e Educacionais.

Atenciosamente

Marinalva Lourenço

Secretária Geral do Sintepe

Compartilhar

Deixe um comentário