No próximo dia 30, os membros do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que tem parceria com o Sintepe, vão estar mobilizados na entidade. O objetivo da ação é entregar um kit testagem aos professores da rede estadual para que eles ministrem um aulão nas escolas. A atividade é complementar ao Dia Internacional de Combate a AIDS, 1 de dezembro.
Os profissionais da educação receberão um kit (caixa amarela) baseado na Árvore do Prazer, que contem quatro eixos, prazer, vulnerabilidade, risco/prevenção e testagem. Na caixa, as pessoas encontrarão uma árvore de papel, um manual de instrução, um DVD com aproximadamente 36 propagandas e um formulário de testagem. A secretária geral do Sintepe e coordenadora do Projeto, Marinalva Lourenço afirmou “Depois de assistir às oficinas, os alunos receberão os formulários para responder e ficarão cientes se devem ou não procurar os Centros de Testagens para fazer o teste do HIV/AIDS”.
Além da AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis, o SPE debate a homofobia, a violência, o abuso sexual, entre outros temas. Segundo a sindicalista, nem o Estado, nem a academia formam profissionais capacitados para trabalhar com temas espinhosos como esses. O projeto nasceu com intuito de levar esclarecimentos, principalmente ao jovem da escola pública. Mais de 100 escolas do Recife e da Região Metropolitana aderiram à ideia. Lembrando ainda, as escolas que não participam do Projeto Saúde e Prevenção, podem procurar no Sintepe, Marinalva Lourenço.
Para o dia 1 de dezembro, Dia Internacional de Combate a AIDS, estarão sendo realizadas ações que visam à reflexão sobre medidas preventivas, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Por exemplo: as atividades de rua, que serão feitas nos terminais de ônibus, metrô e nas praças das cidades.