Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sintepe abre às portas ao teatro

O Sintepe, pelo segundo ano consecutivo, abriu às portas na tarde desta segunda-feira (21) para o projeto teatral da escola estadual Dom Vital. A iniciativa das professoras Cristiane Sarinho e Sandra Gomes vem ganhando adeptos a cada ano. Os alunos do ensino médio demonstram aptidões para a arte e transforma o texto literário em linguagem teatral.
Uma das professoras responsáveis pelo trabalho, Sandra enfatiza “Enxergamos no teatro a possibilidade dos meninos absorverem os conteúdos de literatura”. Em 2008, ano do centenário de Machado de Assis, os meninos apresentaram peças ligadas aos livros do “Bruxo do Cosme Velho”, este ano, os escritores pernambucanos, Raimundo Carrero, e Gilvan Lemos foram os homenageados.
O público assistiu três encenações, baseada no livro A Tigre do Sertão, do primeiro escritor estava Bernarda Soledade. Do segundo escritor estavam as outras duas encenações, As Filhas do Padeiro e A Partilha. O projeto teatral nasceu com intuito de juntar as notas dos alunos “Os meninos juntaram-se com outras turmas para fazer parte da organização dos trabalhos mesmo não ganhando nota”, orgulha-se Sandra.
As dificuldades para tocar o trabalho adiante são muitas. Segundo a responsável Existe pouca adesão dos colegas de trabalho. Mesmo com todas as dificuldades o prazer é grande quando vê os alunos motivados. Reflexo do que a professora diz pode ser visto no palco. A respeito da continuidade do teatro a professora é incisiva “Pretendemos continuar. Queremos continuar com essa responsabilidade”, pontuou.

Compartilhar

Deixe um comentário