Devem ser entregues até a próxima sexta-feira (15) os telegramas dos aprovados no concurso da Educação para o Recife e Região Metropolitana. A Secretaria de Educação de Pernambuco também iniciou no dia 11 o envio dos comunicados aos professores que serão nomeados no interior do Estado. O documento contém informações sobre a posse.
Quem não receber o telegrama deverá procurar a Gerência Regional de Educação (GRE) em que fez a inscrição. Para esses, a posse será na Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, localizada na avenida Dantas Barreto, 324, edifício Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, no Recife.
Ao todo, 4.204 profissionais foram classificados no concurso realizado em 2008 e nomeados no dia 31 de dezembro do ano passado. São 1.251 professores do ensino regular, 1.596 técnicos educacionais e 1.254 assistentes administrativos e 103 professores de música. Os aprovados para o Recife e Região Metropolitana vão tomar posse na secretaria de Administração do Estado. Para os que atuarão no interior, o Governo vai disponibilizar pólos nas cidades de Petrolina, Arcoverde, Nazaré da Mata e Caruaru, que podem ser as Gerências Regionais de Educação e/ou outros postos de atendimento.
Para ser empossado será necessário passar por uma perícia médica com os exames de hemograma completo, sumário de urina, glicemia em jejum e VDRL (diagnóstico de Sífilis). Os profissionais com idade superior a 40 anos também deverão apresentar um parecer cardiológico. Os candidatos considerados aptos nos exames médicos serão encaminhados para os núcleos de posse com a apresentação de cópia e original dos seguintes documentos: laudo médico, diploma ou certificado de conclusão de curso, título de eleitor, RG, CPF, PIS, carteira de registro do Conselho para Técnicos Educacionais (exceto para o curso de pedagogia), comprovante de residência, certidão de casamento ou divórcio (se houver mudança de nome após o concurso), comprovante de reservista, declaração de acumulação de cargo, emprego, função pública ou proventos.
Com a nomeação desses trabalhadores, subiu para 31.551 o número de professores do quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação.