Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Ensino médio inovador é tema de audiência

Com intuito de discutir o programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, foi realizada terça-feira (1), uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente do Sintepe, Heleno Araújo esteve presente.
Quanto ao ensino médio no Brasil, o sindicalista pontua “Não repetir fórmulas que foram aplicadas no país e que não tiveram resultado esperado é garantir que todos tenham acesso à educação e aprendam dentro da escola”.
O programa proposto pelo Ministério da Educação (MEC) tem como intuito incentivar as redes estaduais a criarem iniciativas diferenciadas para o ensino médio no país. Sobre as metodologias emancipadoras, que se alternam a cada quatro ou oito anos, o presidente do Sintepe questiona “Como conquistar independência, liberdade e consolidar o direito de todos à educação ao longo da vida?”
Entre os objetivos destacados por Heleno estão: expandir o atendimento e melhorar a qualidade do ensino médio, desenvolver e reestruturar o ensino médio não profissionalizante, de forma a combinar formação geral, científica, tecnológica, cultural e conhecimentos técnicos experimentais. Além de fomentar o diálogo entre a escola e os adolescentes e jovens, desenvolver a autonomia do estudante por meio do oferecimento de uma aprendizagem significativa.
Segundo dados do Ministério, 50% dos alunos terminam esse período. Para o representante do Conselho Nacional de Educação, Francisco Cordão “O ensino médio não está cumprindo adequadamente sua função”, sublinhou.
Aproximadamente 297 mil alunos foram atendidos pelo Programa, em 2009. Heleno Araújo finaliza mostrando a importância de o espaço servir como uma troca de ideias e diz ainda “Que os formuladores das leis possam fazê-las e na prática aconteça”.

Compartilhar

Deixe um comentário