Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sintepe discute implementação de concurso para carreira docente

O presidente do Sintepe, Heleno Araújo e alguns diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) estiveram reunidos com o ministro da educação, Fernando Haddad, na última quarta-feira (30).
O objetivo do encontro foi tratar da implementação do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A TV Câmara também cedeu espaço ao tema no programa Expressão Nacional. Faça o download e assista ao programa da TV Câmara sobre o exame aqui. Na opinião do sindicalista Heleno Araújo “A reunião foi positiva porque o ministro se colocou à disposição para fazer as alterações na portaria 14 com a perspectiva de ingresso de concurso”. Entre as mudanças que serão feitas destacam-se a retirada da palavra exame e a substituição por concurso público. No local dos objetivos, que caracterizam avaliação através de provas, estará escrito, avaliação do docente em exercício. Essas mudanças seguem para o Ministério da Educação próxima semana.
A CNTE e o Sintepe concordam com a ideia de concurso público porque dá uma perspectiva de carreira nacional. Heleno é incisivo ao lembrar “Essa medida não vai garantir qualidade na educação. É preciso garantir jornada exclusiva do professor, garantir as aulas atividades, salários dignos e fortalecimento da gestão democrática. Além de dar condições para que a profissão se torne atrativa”.
Para o presidente da CNTE, Roberto Leão, o debate precisa ser aprofundado sobre as matrizes da prova e garantir que o exame seja utilizado como ingresso dos docentes na carreira, não como avaliação dos professores. Na reunião, ficou acertada a criação de um Comitê de Governança para avaliar um Exame Nacional e apresentar propostas para efetivar o projeto. Na ocasião, foi deliberada que as audiências públicas serão abertas a sociedade e a categoria. A proposta está aberta para consulta pública até o dia 3 de julho no site http://consultaexamedocente.inep.gov.br/index/login.

Compartilhar

Deixe um comentário