O Sintepe realizará um ato de protesto no dia 28, às 9h, em frente à Secretaria de Educação (Seduc), na Várzea.
Nos últimos dias o sindicato recebeu diversas reclamações da categoria sobre o fechamento de turmas do Educação para Jovens e Adultos (EJA) e a proibição, em diversos locais, de matrículas dos estudantes no 1° ano do Ensino Médio nas unidades que não integram o Programa Escola Integral.
Por determinação da Secretaria, os alunos estão obrigados a se matricularem no turno da noite. O diretor do Sintepe, Fernando Melo é enfático “O sindicato defende que possamos avançar em escolas de tempo integral para atender a comunidade a partir da construção de mecanismos que privilegiem o diálogo”. Segundo o sindicalista, a opção por escola integral deve ser algo prazeroso e não obrigatório.
O Sintepe ainda condena o citado fechamento de turmas e a proibição de matrículas e diante desses fatos convoca trabalhadores em educação, estudantes, pais, responsáveis e a comunidade em geral para participar ativamente do citado ato.
Na terça-feira (28), no ato de protesto, outros assuntos serão tratados como, por exemplo, manutenção do Travessia e a mudança na grade curricular. O Travessia consiste em atender alunos com defasagem idade-série e a mudança na grade decorre da decisão da Secretaria de Educação em colocar a aula de educação física dentro do turno ao qual o estudante está matriculado.
Interior – Na última segunda-feira 20, aconteceu em Limoeiro, uma reunião com a comunidade escolar na Câmara de Vereadores. Na ocasião, os pais dos alunos decidiram procurar o Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Ministério Público de Pernambuco, com objetivo de escolher a escola dos filhos.
Algumas escolas que adotaram as práticas descritas acima.
Em Limoeiro,
Jandira de Andrade Lima (Ceru)
Padre Nicolau Pimentel (Estadual)
Arthur Correia de Oliveira (Ginásio)
Moraes e Silva
Seráfico Ricardo
Recife
1-Escola Landelino Rocha
2-Escola Pintor Lauro Vilares
3-Escola Nova Cruz
4- Escola Antonio Correia de Araújo
5-Escola Barros de Carvalho
6-Colônia dos Pescadores V1
7- Escola Leal de Barros
8- Escola Maciel Pinheiro
10-Escola Cristo Rei
11-Escola Presidente Artur da Costa e Silva
12-Escola Gercino de Pontes
Serviço: A Secretaria de Educação fica na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea. Telefone: 3183-8200.