Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Professores de escolas públicas terão bolsas para mestrado a distância

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concederá bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas.
A medida foi anunciada ontem (21) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito.
As bolsas exigem dos docentes o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. Os docentes que descumprirem este prazo terão de devolver os recursos.
De acordo com o Ministério da Educação, a inciativa integra um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”, no intuito de cumprir a meta do país de atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021.
“Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou Haddad. A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses e os professores poderão acumular a bolsa com seus salários.
As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. Ainda segundo o ministério, existe também a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.
Fonte: MEC

Compartilhar

Deixe um comentário