A falta de informações sobre a formação dos professores nas redes estaduais e municipais tem sido um obstáculo para a melhoria da qualificação do magistério.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Baixe aqui a Sinopse Estatística do Professor, realizada pelo Inep
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que a formação para atuar na Educação Básica deve ser feita em cursos de licenciatura. Para a primeira fase do Ensino Fundamental e para a Educação Infantil é admitida, mas não recomendada, a formação de Ensino Médio Normal.
Ainda de acordo com a lei, é dever da União, do Distrito Federal, dos estados e municípios, em regime de colaboração, promover a formação inicial e continuada do magistério.
Outras dificuldades
Além da falha de diagnóstico, a falta de recursos financeiros dos próprios professores é um obstáculo para a formação docente, mesmo em cursos gratuitos, pois há os custos de transporte, alimentação, materiais, entre outros. As dificuldades financeiras resultam em um alto índice de evasão escolar nos cursos de licenciatura, aperfeiçoamento, extensão ou especialização.
Izabel também cita a baixa divulgação do Parfor e problemas no acesso à internet como empecilhos do plano. Sem a web, os docentes não conseguem fazer a pré-inscrição nos cursos nem acompanhar o processo pelo sistema informatizado.
Virtudes
Na opinião de Izabel, apesar dos problemas o Parfor tem conseguido gerar reflexões sobre as políticas públicas voltadas ao magistério. “Na prática, o Programa vem se destacando como uma experiência exitosa na formação de professores em exercício e vem contribuindo para repensar a organização dos cursos de licenciatura e as metodologias de ensino e aprendizagem”, diz.
Outro ponto destacado pela gestora da Capes, é o fato de os cursos oferecidos estarem em localidades do interior do País, em especial no Norte e Nordeste, contribuindo para reduzir as desigualdades regionais do Brasil.
Dificuldades da profissão
Os baixos salários, a falta de planos de carreira e as condições de trabalho do magistério são considerados os principais desencorajadores na busca docente por uma formação mais densa. “O professor no Brasil sabe que ganha 40% menos que outros profissionais com a mesma escolaridade”, afirma Mozart.
“Ele precisa de um salário inicial atraente, de um plano de carreira comprometido com resultados e desempenhos, de uma formação inicial sólida e de boas condições de trabalho para que ele possa se motivar a continuar estudando”, diz.
Fonte: Todos pela Educação