Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Inmetro prevê a certificação de processos para o Enem no futuro

Durante a apresentação do tema ‘Propostas futuras para o Enem’, o representante do Inmetro, Ricardo Boeira Ivanov, destacou a importância da certificação do Exame
Durante a apresentação do tema ‘Propostas futuras para o Enem’, o representante do Inmetro, Ricardo Boeira Ivanov, destacou a importância da certificação do Exame, desde a produção do edital, inscrição, elaboração de itens, produção gráfica, manuseio, distribuição, ensalamento até a aplicação das provas.
De acordo com o técnico, a tendência de certificar os três principais produtos do Enem (produção gráfica, o manuseio e a distribuição) é natural e dará mais qualidade, segurança, sigilo e credibilidade a todos os interessados no Exame, desde os participantes às instituições federais que o utilizam como vestibular.
O palestrante afirmou que afora a certificação das empresas fabricantes dos CLD (container leve desmontável), as fabricantes dos malotes, dos lacres e materiais necessários à fabricação das provas é importante certificar também os processos de ensalamento, manuseio, transporte das provas, escolha de locais de realização e tantos outros.
Na edição 2011 do Enem, o Inmetro acompanhou, como observador pró-ativo, a produção gráfica, manuseio e distribuição de cadernos de provas. Órgão regulamentador e não certificador como muitos imaginam, o Inmetro faz a atestação formal da competência do organismo certificador e é o único instituto de acreditação existente no País.
O debate sobre o Enem no futuro despertou o interesse dos representantes das IFES presente ao encontro, realizado na quinta e sexta feira passada (22 e 23), no auditório do Inep.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC

Compartilhar

Deixe um comentário