Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

6º Seminário de Formação do Projeto SPE é realizado no Sintepe

Os participantes receberam material do MEC, oito fascículos do guia dos jovens pares, dvd com cinco filmes sobre prevenção às DST/AIDS e DVD com reportagens do Fantástico, sobre os 30 anos da AIDS, de Drauzio Varela.
Na última sexta-feira (26), foi realizado no auditório do Sintepe, o 6º Seminário de Formação no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.
A atividade contou com a participação das coordenadoras do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, Marinalva Lourenço e Cremilda de Souza. Da articulação Aids, esteve presente André Guedes, que enfatizou a importância do Grupo Gestor do Estado no preparo dos profissionais de educação para lidar com temas tratados no SPE, por exemplo: Aids, doenças sexualmente transmissíveis questões de gênero, gravidez na adolescência, drogas, homossexualidades, entre outros.
Do Programa Estadual DST-Aids, Betânia Cunha enfatiza que prevenção é todo dia. “Como trabalhamos com a prevenção. Não se justifica o não uso do preservativo nas nossas relações”, pontuou. O reforço à prevenção e o não desespero depois dos resultados dos testes de HIV, são enfatizados pela profissional. Cunha lembrou que as atividades devem ser no sentido do incentivo ao teste do HIV, tendo em vista que 1/3 das pessoas infectadas não sabem que tem o vírus. Segundo ela, o Brasil adotou o uso do coquetel, que é o conjunto de medicamentos utilizado por quem tem Aids, para deter a multiplicação do vírus no sistema imunológico. Para os interessados em aprofundar as discussões sobre o tema, Betânia deixou os dois sites ao lado www.aids.gov.br/publicacoes e saberviver.org.br
Em seguida, a diretora do Sintepe e coordenadora do SPE, Marinalva Lourenço sublinhou “Na academia não trabalhamos temas como questões de gênero, racial, é por isso que estamos levando esses materiais para as escolas públicas”. Entre os exemplos das instituições que trabalham com as questões relacionadas acima estão: Escola Tabajara, com uma cartilha, a Escola Rubem Moreira com o grupo de teatro. Logo depois, os participantes foram divididos em cinco oficinas, que receberam os temas, Um Conceito Chamado Gênero, Árvore do Prazer, Estou Grávida.
Oficinas

Compartilhar

Deixe um comentário