Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Pernambuco sediará o 2º Encontro do Movimento Latino-americano

De 19 a 21 de setembro, Porto de Galinhas sediará o Segundo Encontro Pedagógico do Movimento Latino-americano e o VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.
O primeiro evento é uma atividade do movimento sindical dos trabalhadores em educação, organizados, no Brasil, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, na América Latina, pela Internacional da Educação para América Latina – IEAL e, no mundo, pela Internacional da Educação – IE. O Colóquio, por sua vez, é uma ação promovida pelo Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, com o apoio das universidades federais, sediadas em Recife, entidades acadêmicas, dos movimentos sociais e populares e agências de fomento.
No I Encontro “Por um movimento pedagógico latino-americano”, realizado em Bogotá, na Colômbia, as organizações sindicais de educação se comprometeram a realizar um processo de trabalho em reuniões nacionais para continuar a elaboração de conteúdos, definições e práticas que serão propostas no Movimento Pedagógico Latinoamericano. Para ter acesso ao documento acertado no I Encontro Pedagógico clique aqui.
Este ano, o Movimento Pedagógico faz uma homenagem a Paulo Freire, que será realizada na Universidade Federal de Pernambuco, às 15h, do dia 19, no Lago do Cavouco, localizado entre o CCSA e Centro de Educação. O educador pernambucano, autor da pedagogia do oprimido, defendia entre outros pontos, como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para transformá-lo.
Programação da Homenagem a Paulo Freire

No dia 19, primeiro dia do 2º Encontro Pedagógico do Movimento Latino Americano, uma caravana do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco recepcionará os ônibus dos participantes do evento na entrada do Recife (pela BR 101), na divisa de Jaboatão dos Guararapes com o Recife. Os ônibus e os carros da caravana do Sintepe devem parar na avenida dos reitores da UFPE, do lado da biblioteca, onde serão recebidos por uma orquestra de frevo, que conduzirá todo o grupo para o local do evento, no grande arrastão de frevo, vivenciando um pouco da cultura pernambucana.

Na chegada do local que será inaugurada a escultura de Paulo Freire, os participantes acompanharão a apresentação de uma Nação de Maracatu, até às 16h. A partir das 16h será realizado um ato político e a apresentação da escultura de Paulo Freire, que foi elaborada pelo artista Abelardo da Hora.

A partir das 17h, terá inicio a apresentação cultural com o grupo Quinteto Violado. Às 18h, quem vai tomar conta da festa é o Frevo, com um arrastão. Além disso, nações de maracatu vão animar os participantes. Logo em seguida, os ônibus vão levar os participantes do II Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano para Porto de Galinhas.

Compartilhar

Deixe um comentário