Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Na região nordeste, Pernambuco sediou a 15ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública

Como parte integrante da 15ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, Pernambuco recebeu sexta-feira (25), representantes de diversos estados no Nordeste para potencializar as discussões sobre a questão educacional. Este ano, a atividade recebeu como tema: time valorizado vira o jogo.
Os participantes reuniram-se no auditório de uma casa de eventos na Rua da Aurora onde aconteceu a apresentação de um painel com informes sobre a realidade educacional do Nordeste, e em seguida caminharam até o monumento do “Tortura nunca mais”, localizado na mesma rua. Entre as entidades presentes na atividade estavam: representantes dos sindicatos da Paraíba, Ceará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Os problemas relacionados à educação se repetem nos estados do Nordeste, e a gestão Eduardo Campos deixou um saldo de um milhão e 200 mil analfabetos, 28% da população é analfabeta funcional, o estado apresenta um alto índice de evasão escolar, características que reforçam o descaso com o setor educacional. Outro ponto ainda mencionado foi o baixo índice no Ideb, Pernambuco saiu de um patamar de 2,7 para 3,1, em um índice de 0 a 10, mostrando que as políticas adotadas foram equivocadas, estando, portanto o governo responsável em manter esses índices reprovado.
Participaram da mesa de abertura, coordenada pela vice presidente do Sintepe, Antonieta Trindade, o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, o vice presidente da CNTE, Milton Canuto, representante da CUT/PE, Paulo Rocha, o vice presidente do sindicato dos professores do Piauí, Francisco das Chagas, do sindicato da Paraíba, Carlos Belarmino, de Sergipe, Joel de Almeida, do mesmo ainda, Maria Magna, da Bahia, Valdir dos Santos, do Sinproja, Wilson Macedo, do Sindicato dos Professores Municipais de Recife, Simone Fontana.

Compartilhar

Deixe um comentário