Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Trabalhadores da educação presentes no ato contra o PL 4330

No Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei 4330, o SINTEPE juntamente com outros sindicatos ocuparam na tarde desta quarta-feira (15), às ruas do centro Recife para dizer não ao projeto que precariza as relações trabalhistas e também, cobrar posturas mais efetivas do governo para com a categoria. O governo de Pernambuco quer deixar de fora de qualquer aumento mais de 45 mil professores. Em passeata, os trabalhadores caminharam até o Palácio do Governo para entregar documentos aos representantes do governo.
Trabalhadores do Brasil inteiro foram às ruas para cobrar direitos como concurso público, férias, 13º salário, FGTS. Esta semana, o projeto será submetido a emendas na Câmara dos Deputados e, logo em seguida, será encaminhado ao Senado. Entre os diversos pontos contidos no PL estão: terceirização sem controle, fim das categorias profissionais, enfraquecimento da previdência pública, fim dos direitos sociais e trabalhistas, condições de trabalho precárias com alto índice de doenças e acidentes de trabalho.
Em Pernambuco, os professores da rede estadual reivindicam respeito ao cumprimento de uma Lei Federal a 11.738 de 2008 que prevê reajuste salarial para toda a categoria, não para uma parte dela, como o governo quer implantar. Para 2015, o aumento foi de 13,01%, mas no Estado esse percentual será aplicado apenas aos professores de nível médio, o antigo Magistério. Para os profissionais com licenciatura plena e menos de dez anos de serviço na rede o aumento será de 0,89%. O projeto aprovado no último dia 31 de março de 2015 rasgou o Plano de Cargos e Carreira da categoria, nivelando os professores.

Compartilhar

Deixe um comentário