O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou, nesta quarta-feira (17), uma Assembleia Geral que aprovou, por unanimidade, um calendário de mobilização até a greve geral dos dias 15, 16 e 17/3.
O local da reunião dos trabalhadores em educação foi o Teatro Boa Vista, no centro do Recife. A assembleia foi iniciada com informes jurídicos referentes às ações do sindicato sobre o concurso púbico aberto pelo Governo do Estado e a gratificação das escolas de referência. Além disso, os/as trabalhadores/as administrativos aprovaram o adiamento da sua plenária em função do Encontro Nacional dos Funcionários de Educação que será realizado nos dias 07 e 08 de março.
Em seguida, Fernando Melo, presidente do Sintepe, apresentou a proposta de calendário de mobilizações, que foi aprovado por unanimidade. O calendário contempla reuniões em âmbito nacional, lideradas pela CNTE, prazos para reunir propostas de reivindicações da categoria, ações para o Dia Internacional da Mulher, campanhas de mídia, participação do Sintepe no Encontro Nacional dos Funcionários de Educação, assembleias que visam aprovar a pauta de reivindicações, atos contra a privatização da Educação e contra o fechamento de turmas e escolas por meio do Governo do Estado e a adesão do Sintepe à Greve Nacional que será realizada nos dias 15,16 e 17 de março.
Sobre a campanha salarial, o entendimento da categoria e do sindicato é de que a luta deve ser pelo cumprimento da Lei do Piso Nº 11.738/2008. De acordo com Paulo Rocha, Diretor do Sintepe, muitos governadores e prefeitos já demonstraram serem contrários ao cumprimento da Lei do Piso. “O Piso é a nossa luta estratégica”, afirmou. A situação dos professores contratados é bem pior, uma vez que, eles recebem ilegalmente um salário mais baixo do que o Piso.
Fotos: Agência JC Mazella
Calendário de mobilização 2016
22/02 – Início do período de construção da Pauta de Reivindicação da Campanha Salarial Educacional 2016 (com Representantes Setoriais e Coordenadores de Núcleos Regionais)
25/02 – Conselho Nacional de Entidades/CNTE
26/02 – Conselho Nacional de Entidades/CNTE
01/03 – Ato em frente à Seduc, às 9h, para denunciar o fechamento de turmas, de turnos e de Escolas;
04/03 – Prazo limite para coordenadores regionais, representantes setoriais e direção e entrega de propostas de pauta e reivindicações da categoria.
07 e 08/03 – Encontro Nacional dos Funcionários de Educação
08/03 – Dia Internacional da Mulher (Concentração: Parque 13 de Maio, 16h – com caminhada para a Praça do Derby, finalizando com atividades culturais)
09 e 10/03 – Encontro da América Latina
10/03 – Assembleia Geral, no Teatro Boa Vista, às 14h (Aprovação da Pauta para a Campanha Salarial Educacional/2016)
Início da Campanha de Mídia
11/03 – Ato Nacional em defesa da Educação Pública, às 14h, na Praça Nossa Senhora do Ó, Ipojuca.
15, 16 e 17/03 – Mobilização nos locais de trabalho para assegurar a participação na Greve Nacional. Atos nos 13 Núcleos Regionais e Assembleia Geral, 14h, na ALEPE, com caminhada para o Palácio do Governo.