Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Reduzir a jornada de trabalho para a educação melhorar

Reduzir a jornada de trabalho para a educação melhorar
O Brasil tem uma das maiores jornadas de trabalhao do mundo, com 44 horas semanais. Países como Canadá, Espanha, Estados Unidos e Japão tem jornadas menores: 40 horas semanais. Estudos comprovam que caso a jornada de trabalho braileira passasse para 40 horas semanais, seriam criados dois milhões e meio de empregos no nosso país, todos com carteiras assinadas. Esa alta jornada de trabalho também influi no rendimento dos nossos alunos, pois muitos deles perdem aulas e provas para cumprirem suas atividades no trabalho, enquanto muitos ficam desempregados.
Os professores das redes públicas lutam cumprimento da Lei do Piso 11.738. A lei define que dois terços da carga horário do professor sejam destinados à formação e ao atendimento dos alunos e pais fora das salas de aula. Isso causaria dois efeitos, primeiro: iriam ser geradas mais vagas para professores, sendo obrigado haver concurso; segundo, os professores teriam mais tempos para preparar suas aulas e atender aos estudantes.
Portanto, a redução da jornada de trabalho e a Lei do Piso juntas são importantíssimas para melhorar a educação e a qualidade de vida do povo brasileiro.
Paulo Rocha
Secretário Geral da CUT-PE e Diretor do Sintepe

Compartilhar

Deixe um comentário