Impunidade gera crime
Mais um caso de violência contra a mulher assusta Pernambuco.Dessa vez, a tragédia aconteceu no interior do Estado, no sítio Areinhas, emSão José do Belmonte. A vítima, a professora Maria de Fátima Dantas foiatingida pelos disparos efetuados pelo marido enquanto dava aula.
A profissional em educação foi socorrida para o Hospital Regional Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão e logo em seguida, Maria de Fátima foi transferida para uma unidade de saúde nãoinformada, em Salgueiro.
O caso relembra a história da professora da rede estadual, Izaelma Cavalcanti morta em dezembro de 2011, pelo ex-marido, o policial civil Eduardo Moura e até hoje, o assassino continua impune.
Pouco tempo depois da tragédia com a docente, o Sintepe se reuniu com o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio para cobrar rigor nas investigações e punir o responsável pelo crime.
Preocupados ainda em dar visibilidade a discussão, o sindicato organizou uma atividade em frente à Assembleia Legislativa, em 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher para que o simbolismo assumisse um papel de destaque nas cobranças aos órgãos responsáveis em fazer cumprir a lei.
É por esse e outros motivos, que o Sintepe irá continuar defendendo além das causas trabalhistas, dos profissionais em educação, as questões sociais como: igualdade de gênero, combate ao machismo e as intolerâncias que resistem a uma sociedade ainda com resquícios patriarcais.
Antonieta Trindade
Vice-presidente do Sintepe.