Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

VOCÊS ……..MULHERES

VOCÊS ……..MULHERES
Escrever, já ouvi, que não é tarefa fácil, principalmente se o tema não é de tranquila compreensão, mas instigado a fazê-lo vou aceitar o desafio e para não cometer muitos enganos, vou iniciar pelo seu nascimento. Quando nasce uma criança do sexo feminino, com algumas exceções, na grande maioria os pais em várias sociedades, desejariam que fosse do outro sexo. Valores inegavelmente de povos em evolução?
Cresce a menina sem muita liberdade para se expandir e desenvolver-se como os meninos, será que vem daí a vontade de se tornar moça, mulher com a beleza que ela percebe nas outras a sua volta? Trabalhando a natureza …….. no tempo certo, em breve ela torna-se uma menina moça e aí vai começar a sangrar a cada 28 dias mas isso não é nada se comparado aos transtornos emocionais que estará sujeita durante muitos anos e até décadas causados pelos hormônios que lhe altera o humor, a criatividade e até os gostos. A tal TPM? Mas não se preocupe, pois quando engravidar isso vai desaparecer momentaneamente, aparecendo agora tontura, vômito, falta de apetite no início, excesso do apetite mais adiante, enjoos de pratos que antes ela adorava, e por algum tempo até do companheiro, porém, “muita calma nessa hora”, porque em outros dias ela vai querer muuuuuuuuuuuuuito.

Nasceram os herdeiros? Que beleza, agora é fralda, chupeta, mamadeira, hora disso hora daquilo, noites mal dormidas etc, etc. você necessita agora tornar-se equilibrista. Como equilibrista? Calma que eu explico, imagina você levando as crianças para a creche e/ou escola: uma sacola com o quite do ainda bebê de conteúdo que eu não vou enunciar uma bolsa escolar do mais velho, também com inúmeros materiais, a sua bolsa com umas coisitas que supostamente a deixam sempre bela, o sapato alto, uma sombrinha, pois está chovendo e para fechar esse cenário às lindas e arrumadas calçadas do nosso Recife para você transitar.

Mas não se acomode, pois concluído o seu período fértil chegará outro presente da mamãe natureza e qual será? É a tal da menopausa, que calorão hein! E o humor?
Nada de desespero, pois nada deve lhe incomodar, nem mesmo a presença de outra mulher com supostos dotes físicos que você não tenha, nada de se render a ditadura de modismos como magreza, chapinha, roupa dessas ou daquela etiqueta, sobrancelha com esse ou aquele formato, pois quando Deus criou as flores não fez todas iguais e essa diversidade é que as tornam mais belas.

Agora chega de tantos “pois”, parabéns pelo seu dia e nada de ficar convencidas pelo que está escrito no final do último parágrafo.
Quer saber como consegui escrever tudo isso? Eu estou sozinho em casa sem ninguém falando o tempo todo dificultando minha concentração.
Edeildo de Araujo
Diretor de Formação do SINTEPE e Formador da CUT

Compartilhar

Deixe um comentário