Trabalhadores em educação aposentados participam de encontro estadual
Os trabalhadores em educação aposentados da rede estadual de ensino seguirão em passeata hoje à tarde (21), a partir das 15h, em direção ao Palácio do Campo das Princesas.
Mais de 150 pessoas devem participar da caminhada, cuja concentração começa às 14h, na sede do Sintepe, na Rua General Semeão, 39, em Santo Amaro (próximo à Unicap). O objetivo é entregar um documento que questiona a política excludente e discriminatória do governo para com os servidores inativos.
A atividade integra a programação do 7° Encontro Estadual dos Trabalhadores em Educação Aposentados, durante toda esta segunda-feira (21). A abertura do evento foi em ritmo de forró, animada pelo Coral de Aposentados.
Com o tema A paridade e o princípio da dignidade da pessoa humana, a categoria debateu os direitos de quem dedicou anos à educação básica, entre eles, o acesso a benefícios como o bônus educacional e vale-alimentação, além da reformulação do Plano de Cargos e Carreira.
“A nossa preocupação com o PCC é para garantir que os apsoentados permaneçam no plano, levando em conta todas as perdas já sofridas, desde 2007”, destaca a diretora da Secretaria de Aposentados, Severina Porpino, sobre a incorporação do quinquênio e da gratificação pó-de-giz.
A mesa, composta por diretores do Sintepe, também contou com a presença da deputada e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, Teresa Leitão (PT).
A parlamentar criticou a exclusão dos aposentados com relação às mudanças no plano e novos benefícios concedidos pelo governo. “A política do PCC é distensiva para os aposentados. Nós temos que lutar para mudar isso, pois quem está aposentado hoje é porque já prestou seu serviço e se dedicou a fazer algo pela educação pública”, afirmou.
Fotos: Mellyna Reis e João Carlos Mazella