Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Aposentados de todo país participam de encontro no Recife

Aposentados de todo país participam de encontro no Recife
A animação marcou o primeiro dia do 8º Encontro Nacional de Trabalhadores em Educação Aposentados, realizado no Recife Praia Hotel, no Pina.
A programação começou com apresentações populares que encantaram os 115 congressistas na abertura do evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), na manhã da quinta-feira (26).
A companhia de dança Perna de Palco exibiu performances de maracatu, xote e xaxado, forró com boneco, boi de carnaval, afoxé, caboclinho e diversos frevos.
“Foi belíssimo. A pessoa quando está aposentada acaba se afastando dos ciclos e essa é uma grande oportunidade de se reaproximar e conhecer outras culturas”, elogiou Marta Vanelli, secretária de Assuntos Municipais da CNTE.
Além da interação cultural, a secretária de Relações Internacionais da Confederação, Fátima Silva, considerou o encontro como uma oportunidade articulação política dos aposentados. “É uma consolidação de um processo de organização dos aposentados dentro todos os afiliados da CNTE”, pontuou.
No primeiro painel, o presidente do Sintepe e secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, analisou diversos aspectos da atual conjuntura do país.
Entre os destaques estão as mudanças de um governo tucano para a gestão do presidente Lula, os desafios da educação brasileira, o crescimento que pode colocar o Brasil entre as maiores potências mundiais nos próximos 20 anos. “São questões para refletir e que não podemos deixar de levar em conta”.
O momento em que os participantes expuseram as ideias esquentou o debate. Bem fundamentados e atentos com problemas distintos no sistema público de ensino, os trabalhadores foram além das dificuldades sofridas pelos aposentados e discutiram políticas de meritrocracia, formação e questões finaceiras.
“É um debate rico, com realidades diferentes, mas democráticas onde todos os pontos de vista foram colocados gerando uma troca de experiências”, afirmou a diretora da secretaria de Aposentados do Sintepe, Severina Porpino.
Todas as propostas aprovadas serão encaminhadas para o 31º Congresso da CNTE e para o plano de trabalho na gestão da próxima secretaria.
INTEGRAÇÃO – A presença de representantes de várias partes do país reforçou a interação de opiniões e, principalmente, de culturas.
Aposentada há 16 anos, a professora Marcolina Monteiro, que veio de Braço do Norte, em Santa Catarina, ficou impressionada com a disposição dos demais participantes. “Estou encantada. Tanta gente diferente e cheia de expectativa”, destacou.
O encontro segue até o sábado (28), quando os congressistas participarão de um passeio na capital pernambucana.
Fotos: João Carlos Mazella

Compartilhar

Deixe um comentário