O prejudicado como de costume é o servidor!
Publicado nos jornais nos dias 08 e 09 de agosto
Durante o último Governo Arraes as aposentadorias dos Trabalhadores em Educação atrasaram em até três anos devido à inoperância do Estado. No atual Governo, essa história começa a se repetir. As liberações para aposentadorias estão atrasadas. Quem deu entrada em março, ainda não está aposentado, são cinco meses de atraso.
Para tentar resolver o problema o Sintepe procurou a Secretaria de Educação e foi informado que apenas quatro pessoas trabalham nos processos de aposentadorias. Na oportunidade foi constatado que não há praticamente nenhuma infraestrutura e que todo trabalho de encaminhamento das aposentadorias é feito manualmente. Apesar do espaço físico da Secretaria de Educação, recém inaugurado, ser bastante agradável, permanece ainda a precariedade das condições de trabalho e quem sai prejudicado, como de costume, é o servidor.
Na próxima terça-feira, dia 10, por ocasião da reunião do Grupo de Trabalho para reformulação do PCC, estaremos aproveitando a presença dos representantes das Secretarias de Educação, Administração e Fazenda e também da Procuradoria Geral do Estado e vamos exigir respeito aos pré-aposentados, cobrando agilidade do Governo para liberar as aposentadorias que se encontram atrasadas.
Outro descaso do Governo para com os servidores são os repetidos atrasos para “liberação do vale-transporte”. Este mês, por exemplo, os cartões e vales só foram disponibilizados no dia 5, o que dificulta o deslocamento para o local de trabalho. Há, inclusive, uma deliberação de Assembleia da categoria de que não havendo o compromisso do Governo em liberar o vale, o trabalhador em educação não deve ir à escola. O Governo do Estado precisa assumir as suas responsabilidades e assegurar o dispositivo legal de garantir esse direito no tempo adequado para que o trabalhador em educação chegue ao seu local de trabalho.
SINDICALIZADOS
Trabalhadores em educação que se aposentaram antes de 2000 devem trazer ao Sintepe todos os contracheques de novembro de 1998 a maio de 2000, para efeitos de cálculo da devolução do IPSEP.
O SINTEPE PARABENIZA TODOS OS PAIS E DESEJA DIAS MELHORES.
SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Fundado em 26 de março de 1990
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876