Em debate com secretário a categoria faz denúncias e cobranças
Publicado nos jornais nos dias 24 e 25 de abril
No dia 19 de abril, comemorado o dia do Índio, aconteceu no auditório do Sintepe outro debate com a presença do secretário de Educação de Pernambuco. Entre as questões tratadas, o secretário afirmou que é necessário discutir mais a educação indígena e quilombola.
Em que pese a dívida histórica e social que a elite tem com as nações indígenas e a população quilombola, para alcançarmos a qualidade ideal da educação se faz necessário investir em todos os atores do processo educacional, ou seja: não se pode superlotar as turmas, aceitar classes multisseriadas, manter processos leigos, destruir a carreira dos profissionais, pagar salários irrisórios, etc.
Mais uma vez foram denunciadas as precárias condições de trabalho, os desmandos das gestões, os problemas com a grade curricular e o golpe dado na educação estadual através da Lei Complementar 154, que retirou gratificações, achatou a carreira e diminuiu o salário nominal, obrigando a ser implantada uma Parcela de Irredutibilidade Remuneratória (expressa no contracheque através do código LC 154), para impedir que muitos trabalhadores em educação recebessem salários menores que os de dezembro de 2009.
Diante de todo esse quadro é necessário que a Secretaria de Educação debata com a categoria proposições que possibilitem avançar a educação estadual, inclusive com reflexos nas redes municipais, até porque ela tem um papael indutor.
Logo, é importante que a Secretaria esclareça sua posição quanto a nossa pauta de reivindicação, inclusive a carreira e o Piso, também se posicionamento frente à Secretaria da Fazenda e Administração.
Ter vindo mais uma vez debater no Sintepe, foi novamente importante, porém, pouco valerá se isso não se transformar em valorização dos trabalhadores em educação, principalmente na implantação do Piso conforme a reivindicação da CNTE.
ATENÇÃO APOSENTADOS!
Tendo em vista o calendário de mobilização da semana, excepcionalmente não haverá reunião dos aposentados nesta útima terça-feira do mês em curso, dia 26.
AGENDA
Dia 26, às 9h* – Audiência na OAB-PE
Dia 26, Às 19h – Lançamento da coletânea poética do 2º Concurso de Poesia do Sintepe, no Teatro de Santa Isabel
Dia 28 – Reflexões nas salas de aula
Dia 29 – Debate com a comunidade escolar em cada turno
* O horário da audiência pública é às 9h e não às 14h, como foi divulgado nas colunas publicadas nos jornais.