Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Falta respeito!

Falta respeito!

A política de desvalorizar os professores e consequentemente a educação, praticada por muitos governantes, nas esferas municipal, estadual e até federal, ao longo de décadas, a partir de uma visão equivocada de ver como gasto, o que na verdade é investimento, ainda repercute negativamente nas condições de trabalho dos professores.
O Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos trabalhadores em educação da rede estadual é um exemplo de desvalorização da nossa categoria profissional. Após a sua reformulação, as diferenças percentuais entre as faixas, entre as classes e entre as matrizes de vencimento foram rebaixadas e um dos três critérios para progressão funcional, o de desempenho, não é considerado desde a implantação do PCC, ainda no último Governo Arraes.

Hoje, temos um quadro nas escolas estaduais que mostra a necessidade de uma formação continuada, uma adequação na jornada de trabalho, uma definição do verdadeiro papel do professor e a garantia de condições de trabalho. Essas são algumas das necessidades básicas para um ensino de qualidade nas escolas públicas estaduais e na perspectiva de viabilizar a tão importante valorização profissional.

Lamentamos, no entanto, que o Governo do Estado, que recebeu a nossa Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2012, desde 8 de março, ainda não tenha dado nenhum resposta e o que é pior, cancelou a reunião de negociação que estava pré-agendada para 29 de maio.

Cobramos ao Governo do Estado mais respeito para com a categoria dos trabalhadores em educação e cobramos também a confirmação de uma nova data para discussão dos itens da nossa Pauta de Reivindicações.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

O assunto foi tratado em audiência pública na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (23). O Governo continua defendendo a seleção com lista tríplice e o SINTEPE é favorável à eleição direta, inclusive com o apoio de outras entidades presentes. O debate vai continuar!

Compartilhar

Deixe um comentário