Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Assembleia aprova calendário de atividades

Assembleia aprova calendário de atividades
Em Assembleia realizada na última quarta-feira, 1º de agosto, foi aprovado o calendário de atividades do SINTEPE para o segundo semestre deste ano (ver www.sintepe.org.br). Na ocasião, ficou evidente a necessidade do envolvimento e da participação da categoria em todas as ações previstas, visando a defesa dos interesses legítimos da nossa categoria profissional. A agenda aprovada teve o cuidado de articular as questões e os eventos locais com o calendário mais geral, proposto por nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

No próximo dia 5 de setembro, como parte das mobilizações previstas, o SINTEPE enviará uma caravana a Brasília para participar de mais uma Marcha Nacional em defesa da Educação, cujo tema será: INDEPENDÊNCIA É EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Além da marcha, haverá uma vigília na virada do dia 5 para o dia 6. Durante a marcha e a vigília, estaremos defendendo questões da maior relevância para os trabalhadores em educação. São reivindicações históricas que precisam ser encaminhadas e definitivamente incorporadas ao cotidiano dos profissionais da educação.

A manifestação em Brasília objetiva chamar a atenção da sociedade e convocar os governantes para discutirmos pilares fundamentais e estruturadores da educação pública, tais como: jornada de trabalho, carreira profissional, plano nacional de educação (PNE), 10% do PIB para o setor educacional e piso salarial dos professores.

Com relação a Lei do Piso Salarial, a CNTE tem orientado as suas entidades filiadas, dentre elas o SINTEPE, para estabelecerem contatos com os Deputados Federais de seus respectivos Estados, no sentido de apoiarem a manutenção do texto da Lei, no que diz respeito ao reajuste anual do valor do piso. Isso significa que os parlamentares devem votar contra o PL 3776/08, evitando, assim, mudança para pior no mecanismo de correção dos salários dos professores.

Aqui em Pernambuco, dos 25 Deputados Federais, até o momento, 9 se comprometeram em apoiar a nossa luta. São eles: Augusto Coutinho (DEM), Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Fernando Coelho Filho (PSB), Fernando Ferro (PT), Gonzaga Patriota (PSB), João Paulo (PT), Paulo Rubem (PDT), Raul Henry (PMDB) e Sílvio Costa (PTB).

Em relação à Campanha Salarial Educacional 2012, continuamos cobrando, do Governo do Estado, respostas à nossa pauta de reivindicações. No entanto, o Governo segue priorizando a propaganda institucional (ações de mídia), em vez de ações coerentes e concretas que resolvam os problemas do cotidiano das escolas, assegurando, dessa forma, condições de trabalho para os profissionais da educação e consequentemente um ensino de qualidade.

Compartilhar

Deixe um comentário