Grupo de Trabalho é criado para discutir reordenamento na rede
Depois de várias queixas das escolas que, por determinação da Secretaria de Educação, terão turmas de Ensino Fundamental e Médio fechadas, foi criado um Grupo de Trabalho, envolvendo o SINTEPE e a Secretaria de Educação, na busca por uma solução. A decisão foi tomada na quinta-feira (6), após um ato acontecido em frente à Secretaria, que envolveu entre outros, alunos, professores e a comunidade de Torrões, da Escola Estadual Pintor Lauro Villares, uma das tantas prejudicadas pelas medidas arbitrárias do Governo de Pernambuco.
Na manhã de sexta-feira (7), a equipe formada por representantes do SINTEPE, das comunidades escolares e da Secretaria de Educação, se reuniu para tratar do reordenamento das escolas públicas.
Inicialmente, dez escolas da Região Metropolitana do Recife apresentavam problemas com o reordenamento da rede. Contudo, o Sintepe fez um levantamento detalhado e encontrou 22 unidades de ensino que sofrem com algum problema relacionado ao assunto. Neste primeiro encontro, os representantes do sindicato apresentaram um ofício com todas as dificuldades dessas escolas.
O objetivo é garantir principalmente que não haja fechamento de turmas dos ensinos fundamental e médio, principalmente onde existe a demanda por vagas nesses níveis de ensino. O SINTEPE defende o debate com a comunidade, no sentido de que sejam avaliadas as reais condições para o reordenamento da rede e também, para a implantação do ensino de referência, considerando às necessidades e as expectativas das comunidades, as quais a escola esteja inserida, bem como a situação funcional dos trabalhadores em educação.
Na reunião ocorrida na última sexta-feira, entre o SINTEPE e a Secretaria, ficou assegurado que serão levadas em consideração os anseios das comunidades escolares que se encontram ameaçadas pela possibilidade de fechamento de turmas. No próximo encontro, a Secretaria de Educação vai apresentar soluções paras essas escolas. A reunião do Grupo de Trabalho ficou marcada para a próxima terça-feira (11).