SOS SASSEPE
Coluna publicada nos dias 13 de 14 de janeiro
Em 2001, os servidores públicos foram às ruas com seus sindicatos organizados no FÓRUM coordenado pela CUT e conquistaram o SASSEPE, uma das mais importantes conquistas do conjunto dos servidores nos últimos tempos.
Hoje, são mais de 190 mil vidas, entre titulares e dependentes, com direito a uma assistência que tem deixado, em muito, a desejar.
São beneficiários, em muitos casos idosos necessitando de consultas que só são marcadas para no mínimo 30 dias. Os exames, muitos são esperados por pelo menos 90 dias, As cirurgias e outros procedimentos, especialmente os que necessitam de material especial, são aguardados por mais de três meses.
No interior, a situação é mais grave ainda. A rede credenciada que responde a maior parte da demanda, suspende o atendimento a seu bel-prazer, obrigando os beneficiários se dirigirem à capital, levando assim, os servidores debilitados a enfrentarem longas viagens em busca de assistência.
A principal causa dessa grave situação é o desequilíbrio do caixa. Por isso, o SASSEPE tem déficit mensal e débito estocado. O sistema, por lei, deve ser mantido pelo governo e pelos servidores. Atualmente, a contribuição dos servidores compõe o caixa em mais de 70%, o governo participa com menos de 30%, para custear as contas médicas e os fornecedores.
Na avaliação dos servidores o SASSEPE é viável. O ponto fraco fica sob a respon-sabilidade do Governo, que não vem cumprindo sua parte.
Na sexta-feira 04/01, aconteceu à primeira reunião da mesa geral do Fórum dos Servidores com o Governo, em 2013, onde foi solicitada, mais uma vez, uma reunião do Secretário de Administração com a ASSEPE. A ASSEPE é uma Associação criada pelo conjunto dos servidores para representá-los em assuntos referentes à assistência à saúde prestada pelo SASSEPE.
A ASSEPE, reafirma a solicitação da reunião com a máxima brevidade para garantir a sustentabilidade do SASSEPE, considerado como uma das maiores conquistas dos servidores, da qual não vão abrir mão. Saúde é vida!