Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Governo de Pernambuco leva educação estadual a um dos piores desempenhos do país

Governo de Pernambuco leva educação estadual a um dos piores desempenhos do país
Está provado e comprovado que distribuir tablet e mandar um “pinguinho” de alunos para o exterior (muito menos de 1% do número total da rede) não resolve os graves problemas da educação pública em nosso Estado.

Dados divulgados na última quarta-feira (6), pelo Movimento Todos pela Educação, mostram que Pernambuco é um dos quatro Estados brasileiros que não atingiram índices de aprendizagem em Matemática e Português em 2011. Os outros três estados são: Alagoas, Amapá e Roraima.

Os fatos comprovam que, apesar da enganosa propaganda Governamental, a realidade é catastrófica. Considerando os estudantes do 3º Ensino Médio, somente 20% aprenderam o que deveriam aprender em Português. A situação é ainda pior em Matemática, onde só 7% dos estudantes conseguiram aprender o que deveriam, de acordo com as metas do “Todos pela Educação”.

As fontes para o relatório apresentado pelo Movimento Todos pela Educação são as estatísticas oficiais do Ministério da Educação e do IBGE.

Estudantes das escolas públicas estaduais avaliam com preocupação o mau desempenho de Pernambuco.

Denunciam que dentre as aberrações cometidas pelo estado e que prejudicam o ensino e a aprendizagem, está o fato de professores terem de lecionar “matérias” nas quais não são habilitados, por exemplo, “professora de Física que é licenciada em Biologia”.

O Governo do Estado tenta esconder, mas os problemas da educação pública no nosso Estado não ficam por aí. No ensino médio, temos uma taxa de 49,1% de distorção idade série, 10% de reprovação, 10% de abandono e taxa bruta de matrícula de apenas 78,3%.

Está provado e comprovado que não há educação de qualidade sem investimento concreto na valorização profissional e salarial dos professores e dos funcionários.
GENDA

12/03 – Assembleia As-sepe/Sassepe, às 9h, no auditório do SINTEPE.

15/03 – Assembleia Geral do SINTEPE, às 14h, no Teatro Boa Vista.

Compartilhar

Deixe um comentário