Continuamos atentos
Coluna publicada nos jornais dos dias 18 e 19 de agosto de 2013
Mais investimentos
O projeto que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde, foi finalmente aprovado na última quarta-feira (14), em Brasília. Os parlamentares aprovaram o projeto original da Câmara dos Deputados.
A aprovação do Projeto veio depois de muitas pressões, reuniões, debates, atos políticos e como resultado da reivindicação popular e da mobilização de diversas entidades, inclusive a CNTE, à qual o SINTEPE é filiado.
Os 10% do PIB para a educação, no Plano Nacional de Educação (PNE), e a vinculação de recursos dos royalties do petróleo representam passos importantes para atingirmos as condições necessárias de investimentos que possam assegurar a educação pública de qualidade que almejamos e pela qual tanto lutamos.
A CNTE, afirma ser fundamental que os recursos se tornem realidade e estejam vinculados às metas do PNE e ainda, que haja a correta e necessária fiscalização no tocante a aplicação do dinheiro.
Municipalização
O Governo do Estado vem tentando impor a municipalização sem discutir com as comunidades escolares. A mobilização e a luta dos trabalhadores em educação, dos pais e dos alunos, com o apoio do SINTEPE, conseguiu reverter o processo de municipalização nas seguintes escolas do Recife: Motta e Albuquerque (Casa Amarela), Carlos de Lima Cavalcanti (Casa Amarela), Maria Amália (Casa Amarela) e Coronel Othon (Macaxeira).
Paralisação
30/08
Vem pra luta!
Pauta das Centrais Sindicais:
*Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais sem redução de salários.
*Fim do fator previdenciário.
*10% do PIB para a Educação.
*10% do Orçamento da União para a Saúde.
*Transporte Público e de qualidade/mobilidade urbana.
*Valorização dos aposentados.
*Reforma Agrária.
*Suspensão dos Leilões de Petróleo.
*Contra o PL 4330 sobre a Terceirização.
Pauta da CNTE:
*Piso, Carreira e Jornada.
*Votação imediata do PNE.
*Profissionalização dos funcionários da educação.
*Contra a terceirização dos serviços públicos.