Mais atenção para a educação
Coluna publicada nos dias 1 e 2 de setembro
GREVE EM IPUBI
Na quarta-feira (28/8/13), a rede municipal de educação de Ipubi deflagrou greve por tempo indeterminado. A coordenação do SINTEPE no município informou que desde 2012 vem tentando negociar a reformulação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) com a Prefeitura. Apesar de várias reuniões, o Projeto de Lei discutido e acordado não foi encaminhado pela Prefeitura, que até hoje não justificou o fato.
A Prefeitura também não fornece dados que comprovem a falta de recursos para a implantação do PCC. A paciência da categoria se esgotou e a greve foi deflagrada.
FATO INUSITADO NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO
Veja a que situação chegou a Escola Cândida de Andrade Maciel, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes. O Governo do Estado anunciou a municipalização da escola e na prática está impondo uma forma de gestão inusitada e fora de qualquer lógica educacional.
A Escola Cândida Maciel tem hoje uma situação interna que seria cômica se não fosse trágica. São três gestões dentro de uma mesma escola. O Município de Jaboatão com o ensino fundamental. A Escola Alzira da Fonseca, que fica a 1 km de distância, responde pelo ensino médio e pela educação especial. E para completar o quadro, mau “desenhado pelo Governo do Estado”, a Escola José Neves, a 2 km de distância, assume o Núcleo de Línguas e o Programa Travessia.
Achando pouco tudo isso, a Gestora da GRE/Metro Sul foi à escola e fez um verdadeiro “terrorismo”, aumentando a confusão dentro da unidade escolar. Diante dos fatos os trabalhadores em educação, lotados no estabelecimento de ensino, estarão nesta segunda-feira (2), na Secretaria Estadual de Educação, para definirem os seus futuros profissionais. O SINTEPE vai estar presente dando total apoio ao grupo.
REAÇÃO A MUNICIPALIZAÇÃO
A Escola Maria Cecília, em Surubim, reage contra o processo de municipalização. Na terça-feira (27) a comunidade escolar (estudantes, pais e trabalhadores em educação) realizou uma grande plenária na quadra esportiva. O SINTEPE esteve presente e apoiou a iniciativa da escola no sentido de convocar, para uma reunião, os representantes da Secretaria Estadual de Educação, da Prefeitura e da Promotoria Pública para uma discussão sobre a municipalização. AGENDA
04/09- Passeata em Defesa do SASSEPE, com concentração às 9h, no Derby, em frente ao IRH.