Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

O dia do professor passou, mas os problemas continuam

O dia do professor passou, mas os problemas continuam
Coluna publicada nos jornais nos dias 20 e 21 de outubro de 2013
Nem no Dia do Professor o Governo de Pernambuco deu sinais de minimamente valorizar a nossa categoria profissional. A postura do Governo confirma a total insensibilidade para com a educação. Para ele, é como se o dia 15 de outubro, em seu simbolismo, nem existisse. Isso não chega a ser nenhuma novidade, para um Governo que no dia a dia massacra os professores e na verdade não demonstra qualquer compromisso com o ensino público.

Não há e nem precisamos de fórmula mágica para melhorar a educação pública. A receita é concreta, basta vontade política para implementar. Infelizmente, a educação só é prioridade durante as campanhas eleitorais. A CNTE, à qual o SINTEPE é filiado, tem apontado em diversos fóruns de debates qual o caminho a ser seguido. A questão do financiamento é determinante e passa também pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que se encontra em tramitação no Senado. A CNTE tem acompanhado de perto e vem fazendo marcação cerrada junto aos Senadores e as Comissões que discutem o PNE.

No interior das escolas a insatisfação é facilmente percebida. O clima no ambiente escolar é de conflito permanente, é estressante. As exigências feitas pela Secretaria de Educação, no cotidiano dos professores, são descabidas. As cobranças feitas e as condições oferecidas são inversamente proporcionais. O Governo sobrepõe o burocrático ao pedagógico.

A luta por formação inicial e continuada, por uma jornada de trabalho adequada, por uma carreira profissional que seja atraente e pela garantia do financiamento que assegure a qualidade da educação pública passa pela aprovação do PNE. A CNTE, com o apoio e a participação dos Sindicatos filiados, é presença marcante na luta pela aprovação do Plano Nacional de Educação.

Aposentados
Os processos de Aposentadoria, estão retidos no setor responsável UACF – da Secretaria de Educação, por falta de pagamento à Empresa responsável pela digitação. Mais um absurdo! Os/as trabalhadores/as em Educação são prejudicados mais uma vez, nos seus direitos, pela falta de compromisso do governo estadual.

AGENDA
Atenção: a audiência pública marcada para o dia 21, sobre a municipalização, foi adiada para o dia 29.
*22/10 – Assembleia Geral Sassepe, às 9h, no Sindifisco.
*25/10 – Festa dos Trabalhadores em Educação, às 22h, no Internacional.a municipalização, foi adiada para o dia 29.

Compartilhar

Deixe um comentário