Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Professores decretam estado de greve

Professores decretam estado de greve
Coluna publicada nos jornais dos dias 15 e 16 de março de 2015
O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa (Alepe) um projeto de Lei para implantação do reajuste do Piso Salarial Nacional dos Professores. O projeto, no entanto, só atende uma pequena parcela da categoria. Os 13,01% estabelecidos pela Lei, contemplam apenas os professores com formação de nível médio (antigo Magistério). Os professores com formação universitária foram deixados de fora.
A atitude do Governo vem na contramão do que é praticado em Pernambuco desde 2011, quando o reajuste do Piso Salarial repercutiu em toda a carreira do Magistério e de acordo com o Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria, em vigor.
Além do projeto de lei que revoltou a categoria, o Governo consegue irritar ainda mais o segmento dos Professores quando não sinaliza de que forma pretende cumprir a sua promessa de campanha, na qual, afirmou dobrar o salário, ou seja, reajuste de 100% em quatro anos.
Os fatos provocados pelo Governo do Estado impulsionaram os trabalhadores em educação, reunidos em Assembleia, para a decretação de estado de greve. A ativa participação na caminhada realizada na sexta feira (13), após a Assembleia, que seguiu em direção ao Palácio do Governo e entregou documento reivindicatório, demonstrou a disposição de luta da categoria.
O SINTEPE informa que a reunião de negociação com o Governo marcada para o dia 1º de abril, foi antecipada para 18 de março, às 16h.
Próximas atividades
18/3 – Audiência Pública na Alepe, às 9h, no Anexo I, 6º?andar.
19/3 – Seminário Antiracismo, para Região Metropolitana do Recife, às 14h, no auditório do SINTEPE. Palestrantes:
Lepê Correia – O Racismo e o Imaginário Brasileiro.
Conceição da Silva – Mulheres Negras frente ao Racismo.
23/3 – Assembleia Geral, às 14h, local a definir.

Compartilhar

Deixe um comentário