Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Heleno Araújo recebe título Honoris Causa pela dedicação à luta por educação pública

Trajetória dedicada à defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, tanto no Brasil quanto internacionalmente, complementam o reconhecimento

Da CNTE,

Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (17), em Recife, Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A honraria reconhece sua trajetória de dedicação à educação pública e à luta sindical. Durante o evento, Heleno Araújo destacou que o prêmio não é apenas um reconhecimento individual, mas fruto de uma construção coletiva.

“Companheiras e companheiros, amigos e amigas. Este título eu compreendo não somente como um reconhecimento a uma trajetória individual, mas de uma experiência coletiva, de um compromisso político com a educação democrática e inclusiva, que contribua para uma sociedade mais justa”, afirmou.

Heleno também agradeceu a presença de todos e relembrou momentos de sua trajetória, que começou em 1993, quando ingressou na rede estadual de ensino de Pernambuco. “Meu primeiro ato após a posse na rede estadual de ensino, em 1993, foi assinar a ficha de filiação ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE)”, contou.

O presidente da CNTE destacou ainda a importância das assembleias sindicais e das lideranças que o inspiraram.

“Lembro o meu enfrentamento naquela época com os debates na Assembleia do Sindicato, sentado ali na arquibancada da quadra do IEP. O quanto a professora Tereza Leitão encantava nas suas defesas”, ressaltou.

O título Honoris Causa reforça o legado de Heleno Araújo na defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores em educação. “Por esta causa, nos reunimos aqui mais uma vez. Agradeço a cada uma e a cada um de vocês pela presença, pelo acompanhamento”, finalizou.

Uma cerimônia com breve histórico de lutas e academia

A Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da UFPE, foi palco de uma cerimônia que reuniu diversas lideranças sindicais e educacionais. O evento celebrou não apenas a trajetória de Heleno Araújo, mas também a luta histórica dos profissionais da educação por valorização, melhores condições de trabalho e políticas públicas inclusivas.

A presença de representantes de entidades reforçou a importância do reconhecimento acadêmico à luta coletiva pela educação pública no Brasil.

Presente ao evento, Luiz Dourado, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação e membro do Fórum Nacional de Educação, destacou a importância do título. “A concessão desse título é muito significativa, porque vai ao encontro de uma luta histórica dos profissionais da educação, que é da valorização, entendida a partir da articulação entre formação inicial, formação continuada, carreira, salários, condições de trabalho e de saúde”, afirmou.

Dourado ressaltou ainda que o reconhecimento homenageia não apenas Heleno, mas também a base que ele representa. “Ao conceder o título de Honoris Causa ao Heleno, a UFPE homenageia um educador extremamente articulado à sua base, que são os profissionais da educação”, completou.

Leônia Gomes, diretora do SINTEP-PB, ressalta que o título fortalece o poder de intervenção política de Heleno em todas as suas frentes de atuação, seja como presidente da CNTE, coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), vice-presidente da Internacional da Educação (IE) ou na direção da Federação dos Países que falam a Língua Portuguesa.

“Além disso, intensifica sua atuação institucional no MEC, influenciando e contribuindo para políticas públicas que favoreçam a classe trabalhadora na construção de uma sociedade justa e igualitária”, afirmou.

Heleno Araújo foi presidente do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e atuou como dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Além disso, é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e teve papel fundamental na organização da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), que elaborou o Plano Nacional de Educação (2024-2034), atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

Ivete Caetano, presidenta do Sintepe, também destacou a importância dessa conquista ao representar a força e a determinação dos educadores na busca por um futuro melhor para o Brasil. “Esta outorga é o reconhecimento do esforço acadêmico de Heleno, mas também, de sua incansável batalha pela educação como um direito humano e pelos direitos dos trabalhadores”, disse.

Compartilhar

Deixe um comentário