Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sintepe marca presença no Seminário Internacional de Educação em Fortaleza-CE

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) está participando ativamente do Seminário Internacional de Educação, que acontece em Fortaleza, no Ceará. Representando o sindicato, integram a delegação a presidenta Ivete Caetano, a vice-presidenta Cíntia Sales e os/as diretores/as Marília Cibelli (Assuntos Educacionais), Andréa Batista (Finanças), Paulo Ubiratan (Secretaria Geral) e Professora Li (Filiação e Patrimônio).

O evento reúne cerca de 300 participantes, incluindo dirigentes sindicais, educadores/as e pesquisadores/as de países de língua portuguesa e da América Latina. O objetivo central do seminário é discutir as prioridades para o futuro da educação pública, promovendo o fortalecimento das organizações sindicais. Sob o tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o encontro ocorre simultaneamente à reunião dos ministros de Educação do G20, enfatizando a relevância dos debates no cenário internacional.

Ao longo dos dois dias de evento, a delegação do Sintepe participa de discussões sobre o papel transformador da educação e a importância da cooperação entre sindicatos, especialmente entre países membros da CPLP-SE. O seminário também aborda questões urgentes, como:

  • A educação no contexto social atual;
  • A crescente escassez de professores/as, tema de alerta da Unesco;
  • Os desafios no financiamento da educação e na valorização dos profissionais do setor.
Foto: Thainá Duete/CNTE

No primeiro dia do evento, o painel “A Educação, seu Contexto Social e Transformador” destacou os desafios globais enfrentados pela educação. Entre os pontos debatidos, a crise na profissão docente e o impacto da falta de professores nas democracias foram centrais.

Maike Finnern, presidente do German Education Union (GEW), trouxe um panorama preocupante da Alemanha, apontando um déficit de 200 mil educadores. Finnern enfatizou a necessidade de atrair mais jovens para a docência e combater desigualdades educacionais, especialmente em um contexto no qual 60% das crianças vêm de famílias migrantes.

A participação do Sintepe reforça o compromisso do sindicato com a defesa da educação pública de qualidade e com a valorização dos/as profissionais de ensino, dialogando com as pautas e experiências internacionais.

Foto: Thainá Duete/CNTE

Compartilhar

Deixe um comentário