O Sintepe realizou, nesta terça-feira, 22 de outubro, mais uma Plenária Mensal: Roda de Diálogo dos Aposentados/as e Pré-aposentados/as, com o tema: “Confisco das aposentadorias”, uma atividade que também prepara nossos aposentados/as e pré-aposentados/as para o ato nacional da próxima quinta-feira (24), contra a PEC 66/23.
A paletra foi ministrada pela advogada do Sintepe, Drª Andrielly Silva, e contou com a presença da diretora, Socorrinho Assunção, do diretor, André Rigaud e da diretora Edneuza Hermógenes.
Na atividade, pontos importantes da PEC 66/23, intitulada de Confisco das aposentadorias ou PEC da morte, foram levantados, em principal, para esclarecer aos servidores aposentados e pré-aposentados, o retrocesso que o confisco representa para milhares de aposentados e pensionistas.
Socorrinho Assunção, diretora do Sintepe falou sobre a importância da categoria, principalmente os/as aposentados/as e pré-aposentados/as estarem presentes na mobilização nacional, que será realizada no dia 24 de outubro, para mostrar a força dos servidores contra uma proposta que pretende modificar não só a vida dos/as já aposentados/as, mas também dos que estão entrando no serviço público agora e dos que em breve vão se aposentar.
Entre os riscos da proposta que está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, estão regras previdenciárias mais rígidas, do que as previstas na reforma da previdência, incluindo aumento nas alíquotas de contribuição potencialmente superiores a 22%, diminuição do valor dos benefícios, aumento da idade mínima para aposentadoria e aumento do tempo de contribuição.
Após a palestra, os aposentados puderam realizar perguntas à Drª Andrielly, que esclareceu as dúvidas e ressaltou a importância da categoria estar mobilizada contra a PEC66.