Coluna do Sintepe: Pesquisa busca investigar violência contra educadores/as

Investigação tem apoio do Sintepe, da CNTE e da UFPE e está aberta até o dia 31 de agosto

A violência contra educadores no Brasil tem se tornado uma preocupação crescente, comprometendo gravemente o direito à educação dos/as estudantes. Em resposta a essa realidade alarmante, o ­Observatório Nacional da Violência contra Educadoras(es) lançou uma pesquisa nacional intitulada “A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil”.

A pesquisa busca compreender a extensão e as características da perseguição enfrentada por profissionais da educação em todos os níveis e etapas. A realidade enfrentada por educadores é preocupante e em Pernambuco não é diferente.

Muitos trabalham sob constante medo, evitando abordar temas fundamentais para evitar represálias. Este cenário representa um ataque direto ao direito à educação, estabelecendo-se como um desafio significativo no ambiente educacional brasileiro.

A pesquisa, que está aberta até o dia 31 de agosto, é uma oportunidade para que educadores compartilhem suas experiências. Os dados coletados serão essenciais para identificar as principais características da perseguição e desenvolver políticas de defesa para a profissão. A participação de todos os profissionais da educação é vital para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que medidas efetivas sejam implementadas para proteger o direito à educação democrática no Brasil.

Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre Ministério da Educação e a Faculdade de Educação da UFF-RJ e tem o apoio do Sintepe, da CNTE e da UFPE.

PROBLEMAS COM A FOLHA DE PAGAMENTO

Como todos e todas sabem, o dia 31 de julho ficará marcado na história do funcionalismo público pernambucano como o dia da confusão na Folha de Pagamento, o que deixou muita gente sem receber salário, recebendo salários com valores incorretos, crianças que não tiveram sua pensão alimentícia deposita e milhares de servidores que sequer puderam acessar seu contracheque.

Passados mais de 20 dias, o Sintepe continua atuando fortemente para a correção dos problemas ocorridos e buscando do Governo do Estado uma solução para que isso não ocorra nunca mais!

Mais de dois mil servidores da educação pública estadual foram atendidos pelo Sindicato nesses 20 dias no que diz respeito a esse problema na Folha.

A maioria das reclamações foram a falta de pagamento de salários; ausência do reajuste salarial aprovado em lei estadual; a ausência do pagamento do retroativo, também acordado entre Sindicato e Governo; ausência de pagamento de gratificações, ausência de depósito de pensão alimentícia para filhos de pais separados, embora o valor tivesse sido descontado do salário do/a servidor/a. Também registramos muitas reclamações sobre margens negativas para empréstimos.

Tudo isso foi levantado no formulário que o Sintepe disponibilizou para sua base representada em seu site e em outros canais de comunicação. Uma equipe do Sindicato foi designada exclusivamente para tratar dos problemas de forma individualizada, buscando resolver problema por problema.

Aposentados e aposentadas que não fizeram prova de vida, portanto não haviam recebido seu salário, foram tratados com urgência e em todos os casos o Sintepe auxiliou na realização da prova e imediato destravamento do salário. Ativos/as que não fizeram seu recadastramento também foram auxiliados pela equipe do Sintepe.

O jurídico do Sintepe já vem adotando as medidas judiciais cabíveis, tanto nos casos individuais daqueles/as que não receberam nenhum valor salarial, como também medidas coletivas para os casos de pagamento com erro junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas.

Para tanto, o Sintepe reitera o pedido para que os/as servidores/as atingidos/as pelos erros do Governo forneçam documentos comprobatórios dos equívocos junto ao setor jurídico do Sindicato. Esses documentos são essenciais para encaminhar todas as medidas jurídicas cabíveis acima citadas

Para quem ainda tiver problema com seu pagamento, entre em contato com o WhatsApp exclusivo para isso: 81.99673.3322

PISO E CARREIRA PARA ADMINISTRATIVOS, ANALISTAS E DEMAIS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO

A CNTE tem acompanhado a tramitação dos projetos de lei (PLs) nº 3.817/2020 e nº 2.531/21, que tratam, respectivamente, da regulamentação de pisos salariais para os Secretários Escolares e para os Funcionários da Educação de maneira mais ampla.

Neste caso, estão incluídos analistas em gestão educacional, assistente e auxiliar administrativos da rede estadual de ensino de Pernambuco. O Sintepe está na luta e acompanhando de perto a tramitação do projeto de lei, reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais da educação.