Sintepe protesta contra falta de estrutura nas escolas estaduais e solicita vistoria do Governo do Estado

O Sindicato dos Trabalhadores de Pernambuco (Sintepe) realizou na manhã desta quarta-feira (8) mais um protesto que mostra um retrato das escolas da Rede Estadual de Pernambuco. Estudantes e professores se uniram ao Sindicato em um ato público em frente da Escola Estadual Arthur da Costa e Silva, no bairro da Mustardinha, na Zona Oeste do Recife.

Durante o protesto, foram ressaltados diversos problemas enfrentados pela escola, como a ausência de climatização nas salas, infiltrações, presença de mofo, deficiências no abastecimento de água, acúmulo de lixo em frente à escola, além de lama na rua de acesso à instituição de ensino. Trabalhadores em educação da escola demonstraram preocupação com rachaduras no muro da escola, que apresenta risco de desabamento, e até mesmo a presença de uma cobra devido ao excesso de vegetação dentro do perímetro escolar.

Foram exibidos vídeos durante o protesto, evidenciando as condições precárias da escola, incluindo salas desativadas, infiltrações, mofo nas paredes e equipamentos deteriorados. Destacou-se também a questão das salas inativas, limitando a capacidade de atendimento aos estudantes da região.

Outro ponto levantado foi a alta demanda de professores contratados, evidenciando a escassez de profissionais e a necessidade de convocação dos aprovados em concurso e do cadastro reserva para suprir essa carência na rede estadual.

Atualmente, a escola comporta mais de 400 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e conta com um quadro de 20 professores, sendo apenas cinco efetivos e os demais contratados temporariamente.

Na manhã desta quinta-feira (9), o Sintepe fará um protesto em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco, denunciando as condições destas escolas e reafirmando aos deputados estaduais a pauta de reivindicações da categoria.

O Sindicato tem negociação marcada com o Governo do Estado no próximo dia 16 de maio.