Seminário trata de negociação coletiva no Serviço Público

O setor público em todo o Brasil precisa estar unido e conectado para que as negociações A direção do Sintepe participou nos últimos dias 10, 11 e 12 de maio do Seminário Regional Nordeste sobre a Negociação Coletiva e Sistema de Sindicalização no Serviço Público, ocorrido no Centro de Formação e Lazer e promovido pela CUT-PE.

Representando o Sintepe estavam o vice-presidente Ronildo Oliveira, além de Séphora Freitas, Jerônimo Adelino, Jorgiane Araújo e Paulo Ubiratan. Estes últimos, também são membros da direção da CUT-PE.

O evento contou com inúmeras centrais sindicais das esferas federais, estaduais e municipais, vindas dos nove estados do NE, que debateram, aprenderam e se fortaleceram para então seguirem às suas bases com grupos de trabalho de diálogos nos próximos 90 dias. Um projeto de Lei, deve ser encaminhado e a união de entidades das três esferas, foi o primeiro passo realizado pela CUT como estratégia de fortalecimento.

O debate abordou temas como o painel “Qual a Proposta de Negociação Coletiva no Serviço Público, Relações de Trabalho e Papel do Estado?”, com a exposição da presidenta da CNTSS/CUT e diretora Executiva da CUT Nacional, Maria Júlia Reis Nogueira, e Ariovaldo de Camargo. Os debates ficam por conta do presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), Sérgio Ronaldo, e do presidente da Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal (FENASEPE), Renilson Oliveira.