Direção da Escola Amarina Simões responde denúncia
Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do adolescente em vigor, Lei de nº 8.069/90, no seu Art. 1º, “Dispõe sobre a proteção integral a criança e ao adolescente”, Art. 4º, “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, direito à vida, à saúde, à educação…” entre outras legislações como a Constituição federal e Estadual, a Lei nº 12.280 de 11 de novembro de 2002 (Direitos do aluno) promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
O Programa de Educação Integral criado pela Lei Complementar nº 125 de 19 de julho 2008 que tem por finalidades entre outras:
II – Sistematizar edefinir inovações pedagógicas e regenciais;
IV – Integrar as aões desenvolvidas nas Escolas de Referência em Ensino Médio em todo Estado, oferecendo atividades que influenciam no processo de aprendizagem e enriquecimento cultural;
Entendemos que a escola não se baseia em um único modelo pedagógico fechado, hoje se exige uma postura teórico-metodológica diversa, que contemple a ação de educar como sendo capaz de produzir um conhecimento contra hegemõnico a partir da afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos, objetivando formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político.
Que seja comprometida com sujeitos humanos e, principalmente, o seu processo de humanização. Dessa forma, cada uma das “pequenas” coisas que aocntecem no dia a dia passa a ter outro sentido, o olhar diferente é feito com outra intencionalidade.
Temos como princípios centrais que norteiam a prática pedagógica desenvolvida nossa escola por nossos professores, os objetivos adaptados a partir de Vigotski, Leontiev, Luria, predominantemente sócio-histórica na estrutura cognitiva do ser humano em sua origem.
* O conhecimento é algo produzido e apropriado através da participação dos indivíduos em práticas sociais e culturais;
* Compreender é construir significados através de ações mediadas por representações e interações sociais;
* Os conhecimentos se desenvolvem a partir de um conjunto de conceitos interdependentes;
Construtuo cultural, histórica e socialmente determinado, o currículo tem sido instrumento utilizado por diferentes sociedades para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovaçãodos conhecimentos historicamente acumulados assim como para socializar crianças e pessoas jovens e adultas segundo valores tidos como desejáveis (MOREIRA, 1997), e nós não fugimos a esta regra, estamos constantemente em busca de inovações que enriqueçam o nosso currículo.
Os sujeitos da educação são antes de tudo sujeitos de interpretação; seus objetos de saber são os discrsos orais, os discursos e textos escritos, os materiais culturais em geral tal como a ciência como um discurso com vontade de verdade, em síntese, o “mundo da vida” (CARVALHO, 2005).
Somos portanto comprometidos com a mudança e não com a continuidade, e com o respeito mútuo necessário ao processo de transformação respeitando a pluralidade de ideias e multiculturalidade existente em nossa escola.
Por fim percebemos, a existência de uma perspectiva ampla e resultante de uma construção social e cultural, englobando todos os elementos que configuram a educação escolar, ou seja, valores e objetivos orientadores das ações educativas, atividades de ensino e de aprendizagens, materiais e métodos de trabalho escolar, sistemas de poder e relações inter-pessoais estabelecidas, organização e utilização dos espaços e tempos escolares, avaliação de conhecimentos, saberes e formas de expressão selecionadas, etc. (CARLINDA LEITE, 2002).
Portanto, a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Amarina Simões e seus educadores não fazem uso de tal procedimento citado na carta publicada pelo SINTEPE, e consideramos ainda que a colocação da Educadora de Apoio Maria Aparecida Freire, foi de uma atitude infeliz, onde a mesma compara uma educação de qualidade a qual é ofertada aos nossos estudantes, a um filme onde existem momentos de tortura aos jovens.
Outro sim, que muito nos surpreende é que a educadora de apoio Aparecida (Cida) Freire, que no momento encontra-se afastada para o mestrado, cujo expediente em geral acontece no turno noturno, afirme da atitude em relação aos alunos.
Salientamos também que não aconteceu reunião com o suposto conselho escolar sobre o assunto em pauta e que não houve pronunciamento da gestão pela não veracidade do que foi colocado.
Desejamos que esta carta seja publicada no site do SINTEPE, como direito de resposta e nos colocamos à disposição para qualquer averiguação posterior.
Anderson Castro
Gestor Escolar