Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Nova edição da revista Retratos da Escola debate a implementação do Novo Ensino Médio nos estados

Da CNTE,

‘A implementação do Novo Ensino Médio nos estados’ é o tema da revista Retratos da Escola – volume 16 – número 35, lançada na última quinta-feira (15) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A publicação completa uma tríade iniciada com outros dois volumes: ‘A reforma do Ensino Médio em questão’ (v.11, n.20, 2017) e ‘O que esperar do Novo Ensino Médio?’ (v.16, n.34, 2022). Com essas publicações, revela-se, cada vez mais, uma potente e justificada crítica, pela revogação da legislação que impõe o chamado Novo Ensino Médio – NEM.

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Como introdução à temática, a seção ‘Entrevista’ apresenta o significativo trabalho realizado pela professora Márcia Aparecida Jacomini, sob o título ‘Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país’. As diretoras entrevistadas são gestoras de diferentes escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, e seus ricos depoimentos revelam os problemas vivenciados no processo de implantação desse Novo Ensino Médio nos seus locais de trabalho.

Organizado pelo professor Fernando Cássio, da Universidade Federal do ABC, e pela Professora Débora Cristina Goulart, da Universidade Federal de São Paulo, o dossiê inicia-se com ‘A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem’, título emblemático. Os organizadores partem da constatação de que os 11 artigos apresentados, todos frutos de recentes pesquisas, indicam elementos comuns nos diferentes estados da federação: o primeiro elemento é a limitação da participação de sujeitos e comunidades escolares na elaboração dos conteúdos do NEM; o segundo é a presença do número considerável de atores privados, especialmente de fundações e institutos empresariais, em todas as etapas da implementação do NEM; o terceiro elemento comum é o efeito indutor de desigualdades do NEM, como já previsto por inúmeros/as especialistas em educação, desde a edição da MP 746/2016.

A confirmação final – a qual, se não fosse trágica, seria cômica – é a de que a sigla ‘NEM’ não poderia ser mais adequada para representar essa reforma: “o NEM vai se revelando um ensino médio que nem fornece uma formação geral sólida – pois retira conteúdos e coloca pouco ou nada no lugar – e nem forma para o mundo do trabalho – pois oferece um arremedo de ‘qualificação profissional’, que, segundo os/as autores/as, está “muito aquém (em quantidade e qualidade) da Educação Profissional e Tecnológica ofertada nas escolas técnicas estaduais e no sistema federal, cujo acesso continuará restrito a poucos/as”.

Na mais recente edição da revista Retratos da Escola também estão incluídos dois documentos importantes para os debates políticos e educacionais do Brasil: a Carta Aberta pela revogação da reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017) – assinada por mais de 250 associações, sindicatos, fóruns e outros grupos do campo educacional no país – reforça a posição de luta, já colocada pelo dossiê, pela revogação desta reforma irreformável; e a Carta de Natal – CONAPE da Esperança, que elenca 35 pontos em defesa da democracia, dos direitos sociais, da educação, da vida e da soberania popular.

A REVISTA

Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.

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