Professores denunciam descaso com ensino regular em escola do Paulista
Os professores do ensino regular da Escola de Referência Professora Amarina Simões, localizada no bairro do Nobra, no Paulista, estão sofrendo com o descaso por parte da direção da unidade de ensino. De acordo com uma denúncia apurada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a gestão da escola foca dos os esforços apenas para a educação integral.
Atualmente, cerca de 600 alunos estão matriculados na escola. Além de estudantes do ensino integral, fazem parte do corpo discente os alunos dos níveis fundamentais I e II e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Bem como os professores do ensino regular, os alunos também sofrem com o descaso. Segundo a denúncia, a secretária da escola não oferece auxílio aos alunos que estudam no período da noite.
“O que acontece na Amarina é desumano. Os profissionais estão doentes. Há uma política autoritária, fazendo com todos os profissionais adotem a postura do silêncio. Ele destituiu o conselho escolar. Além disso, tanto os professores, quanto os alunos do integral, têm preferência.”, esbraveja uma docente que prefere não se identificar.
Ainda de acordo com professora, “a escola não oferece o ensino médio regular, apenas integral. Caso um aluno queira cursar o nível médio, ele precisa procurar outra escola. A mais próxima fica a quase 2 km da Amarina Simões”.
Além das divergências na política educacional, a escola possui diversos problemas estruturais. Faltam carteiras, a quadra não é coberta, o laboratório de ciências não funciona e algumas salas de PVC, que foram instaladas na unidade, já apresentam desgaste no material. Os professores ainda não contam com as cadernetas escolares e os alunos não receberam os kits.
A última reforma a qual unidade foi submetida ocorreu em 2008, quando a escola ainda não fazia parte do sistema integral. A mudança trouxe limitação de espaço, por conta disso, uma das salas está sendo utilizada como refeitório, e apenas os alunos do ensino integral podem utilizá-lo.