Do site da CBN Recife,
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e cobrar a convocação e nomeação dos professores aprovados no concurso realizado pelo governo estadual no ano passado. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do MPPE, a Secretaria de educação tem 10 dias úteis para apresentar um cronograma convocatório. No texto, assinado pelo promotor, Salomão Abdo Aziz, é citado que o ano letivo inicia no próximo dia 1º de fevereiro, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ainda não sinalizou sobre a convocatória dos aprovados.
O concurso teve aproximadamente 45 mil inscritos, onde 2.907 candidatos foram classificados para 13 disciplinas de educação básica e para cidades de todas as regiões do estado. A lista final de aprovados foi divulgada no dia 22 de novembro, homologada e assinada pelo então governador Paulo Câmara, em 12 de dezembro.
A CBN Recife procurou a Secretaria de Educação de Pernambuco para comentar sobre a determinação do MPPE, no entanto, a pasta ainda não se pronunciou.
Após encontro com a nova secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, a Senadora Teresa Leitão garantiu que a atual gestão pretende fazer as convocações tão logo seja concluído o mapeamento por escola, para determinar a quantidade e a lotação dos aprovados. A parlamentar, que é professora, já presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). São 1.059 escolas estaduais que recebem 534 mil alunos, com 36 mil professores, destes, 17 mil docentes são temporários e 19 mil efetivos.