O vice-presidente do Sintepe, Ronildo Oliveira, esteve com o Fórum dos Servidores do Estado de Pernambuco, coordenado pela CUT Pernambuco, protocolando no final da manhã desta quarta (4), um ofício solicitando uma audiência com a governadora Raquel Lyra, para tratar do Decreto n° 54.393 de 02 de janeiro de 2023. Além de Ronildo, o diretor do Sintepe e membro do Fórum dos Servidores, Paulo Ubiratan, o coordenador do Sindserpe, Renilson Oliveira e a presidente do Sindsaaf-PE, Gilvanete Galvão, participaram da solicitação.
No documento, o Fórum registra com preocupação, a forma como o Decreto foi publicado sem um diálogo e a escuta dos servidores/as, através de suas representações, não foi exercitado, trazendo riscos de paralisação de vários órgãos do estado.
Além disso, também ficou expresso que faz parte do processo democrático a adequação ao programa da Governadora e a autonomia dos Poderes, entretanto, é necessário ressaltar a existência de uma Mesa Estadual de Negociação, que atualmente é uma política de Estado, consolidada na Lei 16.281 de 03 de janeiro de 2018, sendo importante no processo negocial entre governo e servidores/as.
O Fórum ratificou a solicitação de uma audiência, expressando que, para além de questões corporativas, a preocupação é com o prosseguimento dos serviços públicos e também a situação daqueles que estão a perder seus tratamentos do serviço de saúde, em função de seu vínculo.
O documento foi protocolado e o Sintepe estará aguardando a resposta do Governo do Estado, no pedido de uma audiência com a governadora.