Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sou professor, por que preciso ensinar conteúdos?

Sou professor, por que preciso ensinar conteúdos?
Ensinar conteúdos é realmente necessário? É esta uma tarefa do professor? Esses questionamentos parecem inoportunos quando o assunto é escola, porém se estamosno ambiente escolar, cuja meta é concluir um livro ou fechar um ciclo é “óbvio que precisamos ensinar conteúdos”…
Talvez esta seja a resposta esperada para os questionamentos iniciais. Não podemos, no entanto, deixar de refletir sobre ovalor do conteúdo, pois este, por si só, é incapaz de gerar conhecimento, ele não forma o cidadão e não prepara as pessoas para a vida.
Eis um grande desafio do professor: identificar quando, como e quais os conteúdosensinar (e se deverá ensiná-los). O conteúdo nada mais é do que um caminho queprecisamos percorrer e um instrumento que é utilizado para se chegar ao realobjetivo da educação: a formação cidadã do indivíduo.

A sociedade tem cobrado através do formato adotado para a admissão em universidades, escolas técnicas e institutos federais, uma postura conteudista das escolas, o que compromete a qualidade do ensino e coloca em cheque aformação do sujeito.

Tal formato tem deixado professores inquietos e angustiados por perceberem que seus alunos não estão dando conta dos conteúdos, não estão absorvendo as temáticas propostas pelas secretarias de educação e porsuas políticas educacionais. Definitivamente, ensinar conteúdos não é a tarefamaior do professor. Ensinar conteúdo não pode e nunca poderá ser o objetivo maiordo educador.
Vivemos na atualidade diante de um grande dilema que é definir o papel real da escola ede seus atores. Colocamos em lados opostos a qualidade e a quantidade, como seambas não tivesse possibilidade de interseção.

É preciso entender que a união dessas duas variáveis permitirá uma visibilidade da excelência na educação. Aliar a quantidade de conteúdos com um espaço de tempo adequado promeveeficiência e garante a qualidade necessária no processo de ensino e aprendizagem.

Diante deste quadro, o conteúdo parece sair de cena sendo conduzido ao esquecimento. Não… Não deve ser esquecido, mas deve ser locado em seu devido espaço, eledeve figurar como pano de fundo do ambiente escolar.
Aos educadores da educação básica e superior é necessária a consciência da suacondição de ensinante, responsável por parte da formação do sujeito enquanto aprendente e indivíduo que requer atenção especial e que necessita da compreensão de sua subjetividade.
Professores precisam entender a função que os conteúdos desempenham no sistema educacional, primando pela qualidade e pela formação do sujeito. Conteúdo por conteúdo seperde no tempo e no espaço. É hora de refeltir.
É hora de pensar em si. Não numa perspectiva egocêntrica, mas pensar em nossa prática docente, naquilo quegostamos e sabemos fazer: educar (seráque sabemos e de fato gostamos?). Dessa forma faremos melhor ao outro ea nós mesmos, isso facilitará nossa carreira de educador e nos tornará pessoasmais conscientes e com melhores intenções para com a educação.

Professor, seja consciente da sua condição de educador e faça o que há de melhor. Ensine conteúdos, mas saiba os porquês de cada um deles e o sentido que eles têm navida de seus alunos. Os frutos certamente virão…
Pense nisso.

Sérgio Bezerra
Professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

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