Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Conape 2022: Trabalhadoras e trabalhadores aprovam compromisso coletivo em defesa da educação pública

Com o Sintepe presente, no último dia da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022, neste domingo (17), na capital do Rio Grande do Norte (Natal), trabalhadoras e trabalhadores de todo país aprovam a Carta de Natal.

O documento registra o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todes. A atividade, que aconteceu pela manhã, foi referenciada em plenário como “Conape da esperança”.

A Conape 2022 contou com efetiva participação do Sintepe, desde as conferências municipais, regionais e estadual, até na formação de uma das maiores delegações presentes. O Sintepe esteve com cerca de 95 delegados e delegadas presentes, dentre os quais, os professores Cecília Gomes e Jefferson Costa, intérpretes de libras que representaram a Educação Inclusiva na conferência.

CONAPE 2022. Foto: Jônatas Campos/ Tempus Comunicação

A secretária de Assuntos Educacionais do Sintepe, Marília Cibelli, falou sobre a importância de ter participado da Conape 2022. “Esse processo de construção foi super importante porque resultou no documento de referência para as políticas educacionais do nosso país e norteará as nossas lutas por elas. Vamos reconstruir o Brasil com educação e democracia”.

A Carta, como diz o presidente em exercício da CNTE, Roberto Leão, é um resumo do Documento final da etapa nacional da Conape (que serão divulgados em breve) no qual aponta as reivindicações do ramo da educação e as pautas do movimento rumo à reconstrução do país.

“Para isso propomos uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize ainda mais o amplo setor da sociedade”, diz trecho da Carta ao citar as principais pautas das entidades que compõem o FNPE e que assinam o compromisso.

CONAPE 2022. Foto: Jônatas Campos/ Tempus Comunicação

Confira as fotos da delegação do Sintepe na Conape 2022:

FOTO – ÁLBUM 01

https://www.facebook.com/193219397436822/posts/pfbid02DkDy99uqZmdxZEeTmwSmGEcUrBAw3n9kRDMPg5EqH9vxtXfm6kEqBpd7WK3sf1BDl/

FOTO – ÁLBUM 02

https://www.facebook.com/193219397436822/posts/pfbid02dxEGUenSgsJVNSNgUMq243a3TRS6PcJHeu2Ufj1VmHVdafmWREwyoV25MEV4VA6Ll/

Dos delegados e delegadas participantes, 10 apresentaram trabalhos científicos para os presentes, todos relacionados à luta sindical, à democracia e à luta do setor educacional brasileiro.

Apresentaram trabalhos Cíntia Sales, Ivete Caetano, Julliana Tenório, Marília Cibelli, Magna Katariny, Maria José (Li), Jerônimo Adelino, Séphora Freitas, Yara Manolaque e Yanna da Rocha.

CONAPE 2022. Foto: Jônatas Campos/ Tempus Comunicação

Algumas das bandeiras de lutas das trabalhadoras e trabalhadores da educação: A revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que limita investimentos da saúde e educação, e demais medidas e renuncia fiscal que fragilizem as políticas sociais, retomada de investimento na educação pública e nas áreas sociais, fim do congelamento dos recursos primários associados ao poder executivo, revogação do ensino médio, entre outras.

“A Conape é resultado de um esforço solidário, que mostra que nós somos capazes de nos organizarmos e fazermos tudo que for necessário. A Conape está na disputa da educação pública deste país. Tenho certeza de que cada um e cada uma daqui sai fortalecido para as próximas lutas”, disse o presidente interino da CNTE, Roberto Leão.

Séphora Freitas, diretora do Sintepe, foi uma das delegadas da CONAPE que apresentou trabalho. Ela estudou o êxito da formação do Fórum das Entidades Sindicais da Educação em Pernambuco, da qual é coordenadora. Foto: Jônatas Campos/ Tempus Comunicação

Participação internacional

Yamile Socolovsky, secretária de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Docentes Universitários (CONADU), Combertty Rodriguez, coordenador Regional Principal da Internacional da Educação na América Latina e Eduardo Pereyra, secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores da Educação da República Argentina– CTERA, Argentina, falaram no encerramento sobre a importância da Conape e do Brasil para as trabalhadoras e os trabalhadores da educação para América Latina.

Compartilhar

Deixe um comentário