Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Dia de trabalhos intensos na Conape 2022

A delegação do Sintepe participou ativamente do segundo dia (16) da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022), em Natal (RN). Dos delegados e delegadas participantes, 10 apresentaram trabalhos científicos para os presentes, todos relacionados à luta sindical, à democracia e à luta do setor educacional brasileiro.

Apresentaram trabalhos Cíntia Sales, Ivete Caetano, Julliana Tenório, Marília Cibelli, Magna Katariny, Maria José (Li), Jerônimo Adelino, Séphora Freitas, Yara Manolaque e Yanna da Rocha.

Cintia Virginia Sales, apresentou o trabalho Ensino de História no Contexto do Novo Ensino Médio, problematizando a prioridade dada a disciplinas como “empreendedorismo” e “projeto de vida”, decorrendo na perda de horas aula de história, o que a autora analisa como extremamente preocupante, retirando dos estudantes e dos professores o direito de analisar “o homem e a mulher em seu espaço geográfico e histórico”. 

Já o trabalho de Ivete Caetano analisou os logros e avanços da Campanha Salarial Educacional 2022 do Sintepe, problematizando as negociações e apresentando perspectivas para novas lutas.

Julliana Tenório realizou uma pesquisa bibliográfica, documental e de cunho vivencial sobre a Educação Inclusiva, fazendo um comparativo entre a política pública de educação especial aplicada a nível federal e estadual. 

Marília Cibelli apresentou o tema “​​A Reforma do Ensino Médio em Pernambuco: impactos e consequências”, tratando de diversos aspectos observados na reforma, entre os quais, a precarização nas condições de trabalho dos professores e professoras, além da redução de carga horária e dos conteúdos humanísticos e críticos dos estudantes. 

Magna Katariny analisou a luta do Sintepe e dos movimentos de educação contra a obrigatoriedade da inscrição dos professores de educação física aos sistemas CREF/Confefe, abordando as peculiaridades do ensino da educação física nas escolas, que deve ser regido por legislação própria da educação como a LDB e o Estatuto do Magistério.

Maria Li foi co-autora do estudo realizado por Jerônimo Adelino, intitulado “Os poderes e o Povo, a República do Brasil e a Consciência Políticas de Jovens e Adultos”, foram analisadas temáticas como democracia e a República, com estudantes do EJA Primeiro Módulo. O projeto está sendo analisado enquanto objeto de pesquisa na academia.

Séphora Freitas apresentou os resultados da criação do Fórum dos Sindicatos de Educação de Pernambuco, que cumpre objetivo de unir estruturas sindicais de diferentes tamanhos para somar forças na construção de uma frente em defesa da educação pública.

Yara Manolaque analisou o feminismo como uma formação da CUT, pois as mulheres cutistas foram responsáveis por grandes avanços neste setor no movimento sindical. O trabalho analisou fez uma análise bibliográfica, baseada teoricamente na divisão do trabalho entre mulheres e homens, marcada pelo patriarcado e pelo machismo.

O estudo de Yanna da Rocha, que teve a participação de Jerônimo Adelino como co-autor, analisa criticamente cinco discursos do bolsonarismo, dentre os quais, “ideologia de gênero” que é usado para fins eleitoreiros. O trabalho concluiu que há necessidade de continuar abordando o assunto nas escolas com mais assiduidade, pois é um tema importante para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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