Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Coluna do Sintepe: não aceitamos sobrecarga!

Em reunião com o Governo, o Sintepe alertou a gestão sobre o acúmulo de carga horária para diversos professores e professoras, em Escolas de Ensino Integral em todo o Estado. Esse é um assunto importante para o Sindicato cuja luta histórica resultou na garantia do máximo de 26 horas/aulas semanais de docência para professores e professoras.

As lacunas de professores em uma escola, por motivo diversos, desde licenças até afastamentos, devem ser resolvidas sem que os/as trabalhadores/as daquela unidade sejam sobrecarregados, como tem ocorrido em algumas escolas. O Sintepe tem ciência de muitos casos e já está acompanhando. Diretores/as não podem pressionar para que professores, sejam efetivos ou contratos temporários, cumpram jornadas extenuantes e completamente fora da lei.

Por isso, reforçamos para nossa categoria: não aceitem essa pressão! Professor e professora que se sentir pressionada a assumir mais que 26 horas/aula semanais em regência de sala de aula, entre em contato com o Sintepe para que a direção encaminhe a solução.

CONCURSO PÚBLICO

Na reunião com o Governo, o Sintepe cobrou mais celeridade na divulgação do Edital do Concurso Público para a educação. O Governo reafirmou que o concurso será para todas as áreas e segmentos da categoria. Aproveitando a temática, o Sintepe também apresentou posicionamento de que, nos cargos para professores de educação física, não seja exigida a inscrição dos professores no CREF (Conselho Federal de Educação Física), já que a atividade de docência é regida por legislação específica. Bem como, pressionamos por mais vagas, sobretudo para a área de humanas cujo último concurso foi em 2007.Também estamos discutindo as vagas para os demais profissionais da Educação Inclusiva, além do que se encontra no Termo de Referência.

PROFESSOR CONECTADO

O Sintepe cobrou a reabertura dos editais para o Programa Professor Conectado. Muitos professores/as que estavam de licença, ou afastados para estudos e outros motivos, não participaram do edital, o que torna o reinício do programa muito importante. Igualmente, como garantido em negociação de nossa Campanha Salarial Educacional 2022, o próximo edital deve assegurar o acesso de professores/as com Contrato por Tempo Determinado de adquirir os equipamentos.

Compartilhar

Deixe um comentário