Categoria decide construir nova sede

O Sintepe realizou uma Assembleia de Sócios/as na manhã da quinta-feira (17) para aprovar um ponto específico de pauta, que foi a construção da nova sede da instituição Sindical. A ampla maioria dos sócios/as presentes aprovou a decisão da diretoria de construir um novo edifício que se adeque às necessidades do Sindicato e a diversas exigências de acessibilidade, segurança, urbanismo e sustentabilidade. Apenas 11 se abstiveram e não houve voto contrário.

A atual sede do Sintepe está com problemas estruturais, infiltrações e problemas elétricos. Além disso, a expansão das atividades do Sindicato fez com que fosse necessário a circulação de mais pessoas trabalhando naquele espaço físico. O auditório do Sindicato também não cumpre com exigências legais de segurança e acessibilidade, por estar no segundo andar e não ter espaços de escape, dificultando inclusive a rápida evacuação diante de uma emergência.

As escadas em espiral, feitas há mais de duas décadas em outra realidade social e econômica, atualmente são consideradas inadequadas pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda em novembro do ano passado, o Sindicato já havia aprovado em assembleia anterior a reforma completa da sede. Após análise e projeto apresentado pelo escritório contratado, avaliou-se como mais viável financeiramente para o Sindicato a demolição da atual sede para a construção de outra, nova, nos dois terrenos pertencentes ao Sindicato entre a Rua General José Semeão e Rua do Príncipe.

Imagema projetada da nova fachada da sede do Sintepe
O escritório de arquitetura contratado projetou a nova fachada do Sintepe na Rua General José Semeão, na Boa Vista, Recife (PE).

PROCESSO DEMOCRÁTICO

Para a aprovação da pauta, houve credenciamento, pois para participar da assembleia que decide sobre questões internas do funcionamento do Sintepe é preciso ser filiado. Apesar do assunto ser de fulcro interno e de prerrogativa da própria direção, de acordo com o estatuto do Sintepe, a direção executiva insistiu que a base participasse de cada processo da construção, visto o impacto da decisão.

“Vamos fazer uma próxima assembleia após esta, porque em nossa concepção a categoria tem direito de acompanhar todos os passos dessa grande empreitada do Sintepe”, disse Ivete Caetano, presidenta do Sindicato. “Na próxima assembleia, estaremos com a proposta da construtora e com o valor orçamentário da construção da sede do Sintepe. A categoria participará de tudo, como já ocorreu nesta assembleia onde diversas dúvidas já foram direcionadas ao anteprojeto e respondidas”, concluiu a presidenta.

Há uma Comissão da Reforma formada por diretores do Sindicato que vão acompanhar pari passu todos os encaminhamentos da construção para que ela seja o mais célere e transparente possível.

ETAPAS DA CONSTRUÇÃO

O escritório de arquitetura que ganhou a concorrência para apresentar o anteprojeto da nova sede do Sintepe foi o Neusa Melo, Paulo Camarote, Ubirajara Paes Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo.

O Sintepe é proprietário de dois terrenos que, juntos, somam 630 metros quadrados, onde hoje estão a sede da entidade e uma casa que foi comprada pensando numa futura expansão. Ambas serão demolidas para dar espaço ao novo edifício.

O arquiteto Ubirajara Paes, um dos responsáveis pelo projeto, apresentou o conceito com o qual chegou a conclusão de que era preciso construir uma nova sede e se adequar a diversos parâmetros arquitetônicos, hoje impossibilitados de serem realizados na antiga estrutura. “Existem duas vertentes: uma do ponto de vista legal, que a prefeitura exige que seja efetuado o projeto construído. Outra vertente é estética e nesta está o compromisso do arquiteto. Construir com funcionalidade, mas com estética e contribuindo com a cidade”, explicou.

Imagem projetada do futuro auditório do Sintepe
Imagem projetada da futura recepção do Sintepe
Também está projetado um espaço ao ar livre no teto acima do auditório para pequenas confraternizações.
O terreno do Sintepe onde atualmente é uma casa, será integrado à sede. Será uma segunda entrada de pedestres para o Sindicato.

O projeto foi feito por quatro etapas: viabilizar o remembramento dos dois terrenos onde atualmente está o Sintepe e a casa de propriedade do Sindicato, ou seja, transformá-los em em um só, e fazer um estudo conceitual para a construção. A segunda etapa foi o anteprojeto apresentado na Assembleia. A terceira etapa será o projeto legal para ser aprovado na Prefeitura do Recife. “Nesta etapa serão cumpridos diversos dispositivos legais que serão analisados pelo poder público, como por exemplo, afastamento laterais do vizinho, afastamento das ruas, abertura de janelas, áreas de iluminação, ocupação do terreno”, disse. A quarta etapa será a transformação do projeto legal, após aprovado pela prefeitura, em Projeto Executivo, para que a construção seja, como dito popularmente, “tirada do papel”. Em todas essas etapas a base do Sintepe será informada por meio de comunicados e assembleias.

“O Sintepe tem uma ampla base de filiados e filiadas, desde jovens trabalhadores em educação em ativa até pessoas mais idosas, ambos grupos, que participam intensamente das atividades da entidade. Assim sendo, o Sindicato traçou como objetivo, também, ter um prédio que atenda a todos e todas, em suas necessidades de mobilidade, conforto e segurança”, detalhou Ivete Caetano.

Estiveram na mesa da Assembleia a Secretaria Geral representada por Marinalva Lourenço e  Emília Vital; a presidência nas pessoas de Ivete Caetano e do vice, Ronildo Oliveira; a presença do presidente da CNTE e filiado ao Sintepe, Heleno Araújo e do arquiteto Ubirajara Paes. Fizeram a interpretação de libras os professores Jefferson Costa e Cecília Gomes.

Ao final do evento, foi aprovada a construção da nova sede do Sindicato por aclamação da maioria presente. Onze filiados se abstiveram.

Base aprovando construção da nova sede