SEM DESCANSO
Esta semana que chega será decisiva para os resultados que queremos para toda a categoria da educação em 2021. Teremos o desafio de fazer um forte Ato Político em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na próxima terça-feira, 14, que antecede a Mesa de Negociação entre Sindicato e Governo no dia 15. Convocamos todos e todas para se juntar a nós nessa luta.
ATAQUE AO FUNDEB
No apagar das luzes do Congresso Nacional, depois de ter sido derrotado pelas mobilizações contra a PEC 32, a base do Governo Bolsonaro ainda tenta atacar o Fundeb. O Projeto de Lei 3418/19 altera vários pontos da Lei do Fundeb e adia para 2024 a definição de novos índices para rateio dos recursos do Fundo quanto ao valor anual por aluno entre etapas. Na próxima semana (14 a 16), os/as trabalhadores/as em educação de todo Brasil estarão presentes no Congresso Nacional para continuar a pressão contra a PEC 13/21 (flexibilização das vinculações constitucionais), a PEC 23/21 (calote nos precatórios), a PEC32 (reforma administrativa) e à aprovação do PL 3.776/08, que pretende alterar o critério de reajuste do piso salarial profissional nacional para o INPC, sem qualquer previsão de ganho real.
DESIGUALDADE
A pandemia da covid-19 empurrou para a extrema pobreza mais de 100 milhões de pessoas no mundo, como revela a pesquisa World Inequality Report. No Brasil, os 10% mais ricos ganham quase 59% da renda nacional total. Já a metade mais pobre detém menos de 1% da riqueza nacional. Esse é o retrato que temos que enfrentar com muita luta!