25 de novembro Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher
O dia 25 de novembro é marcado pela morte das irmãs Mirabal na República Dominicana por lutarem contra a ditadura no 1° Encontro Feminista Latino Americano Caribenho, em Bogotá, foi aprovado o 25 de novembro como o dia Internacional pelo fim da violência contra a mulher. A situação da mulher em relação ao mundo do trabalho nos mobiliza para renovar as lutas pelo fim da discriminação, exclusão e da violência.
Atualmente os dados são os seguintes: Taxa de ocupação 76,6% homens e 52,4% mulheres
Rendimento médio: R$ 1.154, 61 homens e R$ 759,47 mulheres.
Média de horas semanais gastas em “afazeres domésticos” 26,6 mulheres e 10,5 homens, ao enfrentamento da desigualdade entre homens e mulheres temos as políticas públicas para mulheres que vem se conquistando em Conferências, Conselhos, Marchas, Audiências Públicas, mas muito temos ainda que lutar pela igualdade de oportunidades e direitos, pela liberdade e autonomia econômica e pessoal.
Você sabia que:
• A violência contra a mulher pode ser física, moral, sexual, patrimonial, psicológica e simbólica.
• Atendimento à Mulher vítima de violência funciona no Hospital Agamenon Magalhães – 24 horas
Wilma Lessa (3184 1740/39).
• Centro de Referência Clarice Lispector. Serviço de apoio psico-social e jurídico 0800-2810107 – 24 horas.
A Secretaria Estadual de Mulheres da CUT convida a todos os trabalhadores e trabalhadoras para participar da panfletagem que será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 7 horas, na Praça do Diário de Pernambuco.