24 de janeiro, Dia dos Aposentados
Coluna publicada nos dias 27 e 28 de janeiro
Na última quinta-feira, 24 de janeiro, o calendário marcou o DIA DO APOSENTADO. Para o SINTEPE, a data não poderia passar despercebida. No nosso Sindicato, a atenção para com aqueles que se aposentaram sempre foi feita de maneira especial, existindo inclusive uma secretaria específica para os nossos aposentados. No SINTEPE, temos uma filosofia que norteia a nossa ação sindical e política voltada para os aposentados que se reúnem mensalmente para informes, debates e esclarecimentos.
Historicamente, o SINTEPE nunca deixou de fora das pautas das Campanhas Salariais a parcela de aposentados da nossa categoria. A paridade salarial (igualdade) entre os vencimentos de ativos e de aposentados sempre foi e será uma constante da luta do Sindicato. O SINTEPE, na sua trajetória de embates políticos com os governantes e nas reuniões de negociação das Campanhas Salariais sempre manteve em suas comissões de negociação uma representação dos aposentados, valorizando este segmento tão importante para a nossa instituição sindical.
No SINTEPE, vivenciamos na prática a expressão: Aposentados Sim! Inativos Nunca! O fato do trabalhador se aposentar não o exclui de continuar participando da vida sindical de sua entidade. A experiência de vida e a experiência profissional adquiridas pelos aposentados ao longo dos anos de trabalho cotidiano são levadas em consideração para os encaminhamentos da nossa luta, objetivando conquistas para os ativos e para os aposentados.
A grande luta do SINTEPE pela valorização profissional e salarial dos trabalhadores em educação vai além dos profissionais em atividade, superando fronteiras de tempo e de idade e alcançando os aposentados, para com os quais também existe uma dívida histórica, da parte dos governantes, em termos de reconhecimento humano e salarial.
Aula atividade
Uma das lutas históricas dos professores, através do SINTEPE, foi à implantação de aulas atividades, uma vez que o trabalho do docente começa antes de sua entrada em sala de aula e não termina com a conclusão de aula em sala. Na luta, conseguimos as aulas atividades e na Lei do Piso conseguimos um pequeno avanço, só agora implementado pelo Governo do Estado, 33,3% para 150 h/a e 35% para 200h/a. Mesmo assim, ainda na dependência de uma Instrução Normativa para posterior regulamentação. Sobre o assunto voltaremos a tratar na próxima coluna.